Pesquisadores relatam primeiro caso de reinfecção no Brasil com variante encontrada na África do Sul

Pesquisadores relatam primeiro caso de reinfecção no Brasil com variante encontrada na África do Sul

Caso foi informado por profissionais do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa e do Hospital São Rafael, na Bahia

Correio do Povo

Estudo aguarda revisão por pares na revista científica The Lancet Infectious Diseases

publicidade

Pesquisadores do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador, informam ao Ministério da Saúde e às autoridades de saúde da Bahia o que seria o primerio caso brasileiro de reinfecção com a mutação do coronavírus descoberta na África do Sul.

De acordo com as instituições, a paciente é uma mulher de 45 anos, que testou positivo para Covid-19 pela primeira vem 20 de maio de 2020, e, pela segunda, em 26 de outubro. Conforme as informações disponíves, a confirmação da reinfecção ocorreu por meio de sequência genética e, na segunda vez, ela teve sintomas mais severos. 

A pesquisa do IDOR foi publicada em versão preprint (pré-publicação), e aguarda revisão por pares na revista científica The Lancet Infectious Diseases. A mulher, uma executiva da área da saúde, foi contaminada em junho com a linhagem B.1.1.33 e, depois, com a B.1.1.248. Essa variante é a mesma registrada no Rio de Janeiro em dezembro, a E484K. Ela atinge uma região crucial do coronavírus e pode permitir que ele não seja afetado pelos anticorpos produzidos pelos sistema imunológico, o que resultaria na mais transmissibilidade.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895