Ocupação em UTIs de Porto Alegre tem leve recuo

Ocupação em UTIs de Porto Alegre tem leve recuo

Cenário, porém, permanece grave, com 317 pacientes com diagnóstico de Covid-19 em tratamento intensivo e ocupação perto de 90%

Felipe Samuel

Ocupação de leitos de UTI em Porto Alegre era próxima a 90% nesta segunda-feira

publicidade

Após oito dias de crescimento de internações por conta do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou nesta segunda-feira uma diminuição da ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Capital, com 343 casos relacionados à doença. No domingo, eram 359 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito da doença. Apesar da redução nas internações, pelo menos 17 que testaram positivo para a doença aguardavam em emergências por leitos. 

Embora a taxa de ocupação das UTIs tenha apresentado leve queda nesta segunda-feira, com 317 casos confirmados e 26 suspeitos, na última semana um cenário indesejado parece ter se consolidado nos hospitais referências para o tratamento da doença. Isso porque em cinco hospitais mais da metade dos pacientes em leitos de UTI têm internação relacionada ao novo coronavírus. Até o meio da tarde, as internações no Clínicas totalizavam 129 pacientes, das quais 78 (60,4%) relacionadas à Covid-19. Sem vagas disponíveis em leitos de UTI, o Moinhos de Vento tinha 64 pacientes, sendo 41 (64,06%) de casos confirmados para a Covid-19. 

Operando com capacidade máxima, o Ernesto Dornelles registrava 40 pacientes em estado grave, dos quais 22 (55%) confirmados para a doença. Na Santa Casa, a situação era semelhante, com 102 pacientes internados na UTI, sendo 59 (57,84%) relacionados à doença. No Mãe de Deus, dos 58 pacientes que ocupavam leitos de UTI, 36 (62,06%) tinham diagnóstico confirmado ou suspeito para a Covid-19. A exceção nesse cenário era o Nossa Senhora da Conceição, que contabilizava 69 internações, sendo 33 (47,82%) de pacientes que testaram positivo para a doença. No geral, a Capital tinha 87,9% das vagas em UTI ocupadas.

Veja Também

No Rio Grande do Sul, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as internações em UTIs por todas as doenças totalizavam 2.143, com taxa de ocupação de 81,6%. O número de pacientes confirmados para a Covid-19 em leitos de UTI chegou a 953, o que representa elevação em relação a domingo, quando haviam 940 casos confirmados em tratamento intensivo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895