Exércitos do Brasil e da Argentina treinam exercícios simulados em Rosário do Sul

Exércitos do Brasil e da Argentina treinam exercícios simulados em Rosário do Sul

Militares realizaram treinamento com viaturas do Grupo de Mísseis e Foguetes

Cláudio Isaías

Militares realizaram treinamento com viaturas do Grupo de Mísseis e Foguetes

publicidade

A Operação Arandu realizou, nesta terça-feira, exercícios simulados com o Sistema Astros, no campo de instrução Barão de São Borja, em Saicã, na cidade de Rosário do Sul. O treinamento contou com militares dos exércitos brasileiro e argentino. Seis viaturas do 16 Grupo de Mísseis e Foguetes, com sede em Formosa, Goiás, participaram do exercício.

Foram empregadas no treinamento duas lançadoras múltipla universal, um posto de comando e controle, uma unidade controladora de fogo, uma viatura meteorológica e uma remuniciadora. O treinamento contou com a participação dos blindados Leopard, Guarani, Guepard e Obuseiros  M 109. A ação militar teve a participação ainda dos helicópteros Cougar, do 1 Batalhão de Aviação do Exército.

Segundo o general de Brigada Jayro Rocha,  a Operação Arandu é de extrema importância para o Exército brasileiro porque existe a oportunidade da troca de experiência com outros militares e de ver como os outros exércitos se comportam em determinadas operações. Já o coronel Machulsky ressaltou a importância da Operação Arandu porque foi a única operação em que o exército argentino mobilizou a tropa para o exterior. "Todas as outras atividades foram suspensas em função da pandemia da Covid-19", ressaltou.

O exercício militar contou com a presença do comandante do Exército, general de Exército, Edson Leal Pujol, do comandante da 2 Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Uruguaiana, Jayro Rocha Júnior, e do coronel Daniel Machulsky, 2 Comandante da Brigada Blindada II, do exército argentino.

Na parte da tarde, os exercícios militares da Operação Arandu foram realizados no campo de instrução Barão de São Borja, Saicã, na parte administrada pela Força Aérea Brasileira (FAB).  Um total de 120 militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Rio de Janeiro, realizou uma incursão contra forças inimigas em uma área de  75 mil metros quadrados.

A ação militar da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Rio de janeiro, foi acompanhada pelo comandante do Exército, general de Exército, Edson Leal Pujol, e pelo general de Brigada Agustin Cejas, do exército argentino. A Operação Arandu, que será realizada até sexta-feira, dia 20 de novembro, conta com a presença de quase três mil militares dos exércitos brasileiro e argentino. O exercício tem a participação ainda de 89 blindados e 340 viaturas operacionais.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895