Moraes ligou para Bolsonaro e Lula antes de oficializar o resultado da eleição
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que o candidato eleito será diplomado e que o resultado das urnas será aceito
publicidade
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que ligou para os dois candidatos neste domingo para informar o resultado da escolha dos eleitores nas urnas.
Moraes telefonou para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e para o atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro, pouco antes de declarar publicamente o encerramento da eleição.
De acordo com Moraes, Bolsonaro agradeceu pela ligação e agiu educadamente ao telefone. "O presidente Bolsonaro me atendeu com extrema educação, assim como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva", disse Moraes. O magistrado afirmou que o eleito será diplomado e que o resultado será aceito.
Moraes destacou que Lula vai governar para todos os 215 milhões de brasileiros e não apenas para os eleitores que votaram nele. A diplomação dos eleitos ocorre antes da posse no TSE. Neste tipo de evento, apenas os eleitos comparecem. No entanto, na posse, que ocorre no dia 1º de janeiro, o ocupante do posto tradicionalmente passa a faixa presidencial para quem foi eleito.
Veja Também
- Com mais de 60 milhões de votos, Lula é eleito com a maior votação da história do Brasil
- Em relação ao 1º turno, Bolsonaro recebeu 7 milhões de votos a mais; Lula, 3 milhões
- No Rio Grande do Sul, Bolsonaro vence Lula por 56,35% a 43,65% no 2° turno
- Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez