Defensoria Pública do RS repudia fala de Sebastião Melo na Câmara de Porto Alegre
Prefeito da Capital acusou a instituição de defender o passe-livre para "ganhar manchetes ideológicas"
publicidade
Em nota nesta segunda-feira à noite, a Defensoria Pública do RS repudiou a fala do prefeito Sebastião Melo na Câmara de Porto Alegre, que criticou a ação da instituição em prol do passe-livre nos ônibus nas eleições. Segundo a Defensoria, a atuação é sempre pautada pela garantia e defesa dos direitos fundamentais, dentre eles, o direito ao voto.
Na tarde desta segunda-feira, Melo criticou a posição da Defensoria Pública, que interveio a favor do passe-livre. Para o prefeito da Capital, a instituição pensou em "ganhar manchetes ideológicas" com a decisão: "Já a Defensoria Pública, que às vezes leva 60 dias para atender um pobre, foi ao Tribunal na madrugada para ganhar manchetes ideológicas".
Ainda de acordo com a Defensoria, o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo Municipal replica os termos da decisão obtida na atuação da instituição, com a liberação do passe-livre irrestrito em data de eleição.
"Conforme relatório apresentado à Assembleia Legislativa em 2021, a Defensoria Pública realizou 1,6 milhão de atendimentos, garantindo o acesso à Justiça em todas as comarcas do Rio Grande do Sul e, por isso, se consolida a confiança do povo gaúcho nas Defensoras e Defensores Públicos", finalizou a nota.