Sete vereadores de Porto Alegre são eleitos; Veja como fica a composição da Câmara

Sete vereadores de Porto Alegre são eleitos; Veja como fica a composição da Câmara

Seis nomes vão ocupar cargos na Assembleia e, um na bancada federal

Felipe Uhr

Seis nomes vão ocupar cargos na Assembleia e, um na bancada federal

publicidade

Não foi somente a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados que terão parlamentares novos em suas composições no próximo ano. Em Porto Alegre, sete vereadores se elegeram, seis para a Assembleia Legislativa e um para a Câmara dos Deputados. Foram eleitos como deputados estaduais os vereadores Matheus Gomes (PSol), Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT), Leonel Radde (PT), Kaká D'Ávila (PSDB) e Felipe Camozzatto (Novo). Daiana dos Santos (PCdoB) foi a única parlamentar de Porto Alegre que se elegeu para a Câmara Federal. 

Com isso, sete novos vereadores vão assumir uma cadeira de vereador de Porto Alegre em 2023. Os primeiros suplentes na eleição de 2020 serão chamados para assumirem a vaga aberta, após a posse, em janeiro do próximo ano, mas se algum deles trocou de partido, a sigla em questão pode reaver a vaga na Justiça. 

“Em tese a vaga é sempre do partido que elegeu o primeiro titular”, explica o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, Rogério de Vargas. Mesmo assim, quem é chamado é o suplente que normalmente está na sigla que elegeu o titular. “Se por acaso ele mudar de partido, o antigo pode reivindicar a vaga”, pontuou. Neste caso, apenas Marcelo Sgarbossa que trocou de partido, do PT para o PV, pode buscar conquistar a vaga.

Confira abaixo quem são os primeiros suplentes conforme as eleições de 2020:

PT: Reginete Bispo e Marcelo Sgarbossa
PSol: Prof. Alex Fraga
PCdoB: Giovani Culau Oliveira e Abigail Pereira
Novo: Tiago José Albrecht
PSDB: Marcelo Rodrigo Bernardi


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895