Rio Grande do Sul adota tom conservador para compor Câmara dos Deputados

Rio Grande do Sul adota tom conservador para compor Câmara dos Deputados

Grupo conta com oito estreantes e quatro são mulheres

Correio do Povo

Rio Grande do Sul adota tom conservador para compor Câmara dos Deputados

publicidade

A bancada que representará o Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados na legislatura de 2023 a 2026 teve um índice de renovação de 25,8%, ante ao pleito anterior. Com tradicionais nomes e partidos reeleitos, o grupo conta com oito estreantes, quatro dos quais mulheres (Any Ortiz, da Federação PSDB Cidadania; Daiana Santos e Denise Pessôa, da Federação Brasil da Esperança - PT/PC do B/PV; e Franciane Bayer, do Republicanos). A ala feminina conta também com as reeleitas Maria do Rosário, da Federação Brasil da Esperança - PT/PC do B/PV, e Fernanda Melchionna, da Federação Psol Rede, configurando a maior representatividade feminina gaúcha na Câmara dos Deputados até hoje.

A maior parte da bancada gaúcha é composta por deputados alinhados ao governo federal, sendo quatro do Partido Liberal (PL) e três dos Republicanos e uma do Novo. A polarização evidente na eleição presidencial também se refletiu na diminuição de cadeiras ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e ao Partido Progressista (PP). 

Cada um ficará com um assento a menos que na legislatura anterior. O mesmo ocorreu com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que será representado por um parlamentar ante os dois do período anterior. O Partido dos Trabalhadores (PT) ampliou a participação em uma cadeira, consolidando seis assentos. O Partido Social Democrático (PSD) elegeu apenas um parlamentar, assim como o Podemos e a União Brasil.

O mais votado 

Eleito deputado estadual mais votado em 2018, o alegretense tenente coronel Luciano Zucco, 48 anos, não somente repetiu uma grande votação, como, mais uma vez, repetiu o feito. Ele ficou em primeiro lugar entre os candidatos ao parlamento federal, com 259.023 mil votos. Em suas redes sociais, Zucco agradeceu os votos eoapoio recebidos. Assim, ele supera o deputado federal Marcel Van Hattem, que havia sido mais votado em 2018 e concorria à reeleição. Com a expressiva votação, Zucco se elegeu com mais dois deputados federais para seu partido, Republicanos, Carlos Gomes e Franciane Bayer.

Zucco foi o mais votado / Foto: Celso Bender / Assembleia Legislativa

 

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895