Bahia: Jerônimo Rodrigues e ACM Neto disputam segundo turno para governador
Com 99% das urnas apuradas, Rodrigues teve 49,32% dos votos contra 40,89% de ACM
publicidade
A disputa ao Governo da Bahia vai para o segundo turno das eleições, marcado para o dia 30. Neste domingo (2), com 99% das urnas apuradas, Jerônimo Rodrigues (PT) tem 49,32% dos votos contra 40,89% do concorrente ACM Neto.
Em terceiro lugar está João Inácio Roma Neto (PL) com 9,1% dos votos, seguido por Kleber Rosa de Souza (PSL) com 0,6%.
Jerônimo Rodrigues Souza nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, no território de Rio de Contas, a 400 quilômetros de Salvador. Engenheiro agrônomo formado pela UFBA e professor universitário, ele foi assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia em 2007.
Entre 2011 e 2014, trabalhou em Brasília no governo Dilma Rousseff, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, como secretário nacional do Desenvolvimento Territorial e assessor especial da pasta. Foi também secretário de Educação da Bahia.
ACM Neto nasceu em Salvador, em 1979. É formado em direito pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e, após atuar como advogado e empresário, iniciou a carreira política em 2002. Ele já foi deputado federal por três mandatos e se tornou prefeito de Salvador em 2012.
É também secretário-geral do União Brasil. De uma família tradicional na política, o avô, Antônio Carlos Magalhães, foi governador, senador e ministro. O tio, Luís Eduardo Magalhães, foi deputado e presidente da Câmara.
A Bahia é o maior estado do Nordeste e o quarto maior colégio eleitoral do país, com 11.291.528 eleitores.