Movimentação deve ser intensa no interior do Estado

Movimentação deve ser intensa no interior do Estado

Eleitores devem ficar atentos a possíveis alterações em suas seções eleitorais

Correio do Povo

Pequenas filas são registradas em Caxias do Sul

publicidade

Neste domingo, será grande a movimentação pelo interior do Estado devido as eleições. Milhões de eleitores vão as urnas escolher seus representantes. Em Caxias do Sul, na Serra, segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, os 343,4 mil eleitores tem nessa eleição 1.098 seções eleitorais distribuídas em 162 locais para votar. Pequenas filas são registradas.

Houve a tradicional derrama de "santinhos" em frente aos locais de votação, como no Instituto Estadual de Educação Cristovão de Mendoza, maior colégio eleitoral de Caxias do Sul com mais de seis mil eleitores. O transporte coletivo está operando com passe livre neste domingo.

No Norte do Estado, o tempo bom facilita o deslocamento dos eleitores para votar. O clima é de tranquilidade, não ocorrendo nenhum incidente, até o momento, informa a Brigada Militar. Em muitas seções eleitorais foram encontrados “santinhos” dos candidatos. Pela manhã, como já é tradicional, o público votante, em sua maioria, são pessoas mais idosas.

Em Passo Fundo são 80 locais de votação, divididos em duas zonas eleitorais. A zona 128 concentra a maior parte das mesas receptoras, com 44 espaços. As 36 demais pertencem a 33ª Zona Eleitoral.

Os maiores colégios eleitorais do Norte do Estado se concentram em Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Três Passos.

Em Uruguaiana, na Fronteira-Oeste do RS, o maior colégio eleitoral da região, conforme os responsáveis pelo Cartório da 57ª Zona, conta com 88.062 eleitores distribuídos em 261 seções, sendo 10 no interior do município.

A Barra do Quaraí, também pertencente a 57ª Zona eleitoral e conta com 3.081 eleitores distribuídos em 11 seções eleitorais, sendo uma no interior daquele município.

Uruguaiana disponibiliza, desde as 6h45min, transporte coletivo gratuito ao eleitorado. Houve mudanças em três locais de votação na cidade: as urnas do Clube Caixeiral foram canceladas e transferidas para a E.M.E.I. Mário Quintana; do Clube Cabo Luiz Quevedo para o Instituto Laura Vicuña; e os eleitores das Seções 275, 282, 288 e 302 saíram da Escola Moacyr Ramos Martins passando a votar no Complexo Escolar Elvira Ceratti (CAIC). O local de votação com maior eleitorado concentrado é o Instituto Elisa Ferrari Valls com 7.828 eleitores em 20 seções.

Itaqui conta com 80 Seções eleitorais, somando 27.995 eleitores. A 24ª Zona reúne também o eleitorado do município de Maçambará, com 3.959 eleitores em 14 Seções. O transporte gratuito foi disponibilizado apenas para o eleitorado do interior do município com os ônibus partindo às 7h das localidades de origem para os pontos de votação e retornando às 13h.

São Borja reúne 48.635 eleitores distribuídos em 146 seções, sendo 12 na área rural. Haverá passe livre à disposição do eleitorado da 47ª Zona Eleitoral.

Já Alegrete, que pertence a 5ª Zona Eleitoral, conta com 193 Seções eleitorais, com 10 delas no interior do município. Elas somam 58.455 eleitores, foi instituído o passe livre para o eleitorado do município neste domingo. Eleitores que votavam na URCAMP nas mesas 05, 18, 48, 88 e 135 foram transferidos para a Escola Estadual Marquês d’Alegrete.

*Com informações dos correspondentes Celso Sgorla, Agostinho Piovesan e Fred Marcovici

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895