Eleições 2022: mais de 8 mil agentes das forças de segurança estarão mobilizados no RS
Esquema prevê medidas para combater conflitos, boca de urna e problemas nas seções
publicidade
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul divulgou, nesta quinta-feira, o esquema de segurança das eleições. Segundo a pasta, mais de 8,1 mil agentes estarão mobilizados no domingo – incluindo 7,1 policiais militares, 533 policiais civis, 421 bombeiros e 12 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O esquema de segurança foi apresentado recentemente em reunião na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), e foi elaborado junto ao Ministério Público Eleitoral. Ele prevê medidas a serem adotadas para combater conflitos entre militantes, coibir a boca de urna e vedar o uso de aparelhos celulares e armas de fogo nas seções.
A venda de bebida alcóolica não será proibida em território gaúcho. “Nossos servidores foram treinados e estão devidamente capacitados para atuarem de forma que não permitam qualquer situação que prejudique o bom andamento das eleições”, afirma o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, coronel Vanius Cesar Santarosa.
Veja Também
- Forças Armadas, drones e ao menos 190 mil policiais: eleições terão esquema de segurança reforçado
- Problemas com biometria e título de eleitor? Entenda as regras para votar nas eleições
- Com passe livre indefinido, prefeitura divulga operação de transporte nas eleições em Porto Alegre
As ocorrências que venham a ser caracterizadas como crime de natureza federal serão devidamente encaminhadas às delegacias da Polícia Federal, presentes em 13 municípios gaúchos. Nos demais 484, as prisões serão feitas em um trabalho integrado da Brigada Militar com a Polícia Civil.