Gaúchos conhecerão resultados das eleições por volta das 22h, diz presidente do TRE-RS

Gaúchos conhecerão resultados das eleições por volta das 22h, diz presidente do TRE-RS

Desembargador Francisco José Moesch afirmou que o órgão está pronto para um pleito seguro, democrático e transparente

Rádio Guaíba

Por volta das 22h gaúchos conhecerão resultados das eleições, diz presidente do TRE-RS

publicidade

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch, afirmou que o Estado deverá conhecer os resultados dos pleitos na noite de domingo. “Por volta das 22h já teremos o resultado quase final e isso se deve a uma urna eletrônica que é exemplo mundial de inovação, tecnologia e de segurança”, disse nesta quinta-feira em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba. 

Moesch afirmou ainda que o órgão está preparado para o pleito do próximo domingo. De acordo com ele, essa será uma eleição “segura, democrática e transparente”. “Nós estamos prontos para uma eleição segura, democrática, limpa e transparente. Além disso, venho falando desde a minha posse no tribunal, teremos uma eleição com união, concórdia e serenidade”, pontuou.

O desembargador salientou que a equipe do TRE-RS vem preparando os locais e urnas para a votação. No Rio Grande do Sul serão 8.593.469 de eleitores que farão uso de 27.201 urnas instaladas em 8.025 locais cedidos por escolas, clubes e salões paroquiais, entre outros. O pleito no Estado contará com o trabalho de aproximadamente 120 mil mesários.

Papel da imprensa 

Moesch aproveitou a entrevista para parabenizar o trabalho da imprensa na contribuição de informações para deixar o eleitor atento as alterações. O presidente do TRE gaúcho lembrou que, por lei, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação com o aparelho celular e que isso deve ser respeitado pelo cidadão. Além disso, ele orientou os eleitores a levarem consigo uma colinha com o número das candidatas e candidatos anotados para agilizar o processo de votação. Lembrando que serão votos para cinco cargos: deputada(o) federal, deputada(o) estadual, senador(a), governador(a) e presidente da República.

Documento necessário

No dia da eleição, a eleitora e o eleitor devem levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação, e-Título (desde que esteja com foto) entre outros documentos que tenham fotografia. Todas as pessoas devem levar o documento, mesmo aqueles que serão identificados pelas digitais.

Não é obrigatório levar o título de eleitor, mas ele facilita a pessoa localizar a sua seção eleitoral, já que é uma informação que consta no documento. Se preferir, pode-se baixar, por meio das plataformas “Google Play” e “App Store”, o e-Título, aplicativo para obtenção da via digital do título. Eleitoras e eleitores devem ficar atentos, no entanto, que a emissão do título digital será possível fazer somente até sábado – véspera do pleito.

Veja Também

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895