"Adversários não são inimigos", diz Moraes sobre violência política
Presidente do TSE lembrou o episódio recente em que o deputado estadual Douglas Garcia intimidou a jornalista Vera Magalhães
publicidade
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, lamentou a escalada da violência política a poucos dias das eleições. "Lamentavelmente, estamos vendo acontecimentos de violência física e verbal. Tivemos a oportunidade de ver recentemente um deputado estadual agredir uma jornalista, o que está fora dos padrões de civilidade", comentou, na abertura da sessão de julgamentos do tribunal nesta quinta-feira.
O ministro se referiu ao episódio em que o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) foi flagrado intimidando a jornalista Vera Magalhães durante um debate na TV Cultura. Na quarta-feira, Moraes determinou que a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo analise a conduta do parlamentar.
"Adversários não são inimigos, adversários devem se respeitar e jogar a regra do jogo, que no caso eleitoral é a legislação eleitoral e a Constituição. É um momento importante para que consigamos chegar no dia 2 de outubro com serenidade e tranquilidade", completou.
Veja Também
O ministro também destacou a comemoração do Dia da Democracia, neste 15 de setembro. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data tem o objetivo de reforçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais.
Para marcar a data, o TSE lançou uma campanha que deve acontecer nos jogos entre Fluminense e Corinthians, nesta quinta, pela Copa do Brasil, e Flamengo e Fluminese, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro.