Confira o roteiro dos candidatos ao governo do RS no Dia da Independência

Confira o roteiro dos candidatos ao governo do RS no Dia da Independência

Quatro deles estarão envolvidos com eventos de viés político realizados em Porto Alegre

Felipe Nabinger

Desfile oficial da Capital ocorre a partir das 10h na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

publicidade

Em ano de eleição, o Bicentenário da Independência ganha contornos que ultrapassam a celebração e ganha viés político. Diferente do cenário nacional, com a polarização da disputa do Planalto, a corrida pelo Piratini encontra-se mais diluída. Dos dez candidatos que tiveram a candidatura deferida, seis confirmaram presença em atos relacionados de alguma forma à data, mas somente quatro devem participar de eventos abertamente políticos na Capital.

Onyx Lorenzoni (PL) estará em manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira. O evento tem concentração prevista para as 14h, na avenida Goethe, reunindo figuras políticas do campo da direita, além de apoiadores. Candidato ao Senado na chapa de Onyx, Hamilton Mourão (Republicanos), divulgou vídeo convidando para o evento, mas estará em Brasília, acompanhando os festejos como vice-presidente.

Vieira da Cunha (PDT) participa do evento “Caminhada pela Democracia”, organizado pela sigla, na Orla do Guaíba, com concentração às 16h, na Usina do Gasômetro, junto com o postulante ao Senado Professor Nado (Avante). Quem também estará em ato partidário próprio é Ricardo Jobim (Novo). Como forma de marcar a data, o candidato realiza um encontro na Praça da Encol, seguido de caminhada com militantes da legenda.

Já Carlos Messalla (PCB) acompanha, na parte da manhã, a 28ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, com concentração na rua Vidal de Negreiros, em frente à Igreja São José do Murialdo, no Partenon. Com participação de centrais sindicais e adotando tom crítico a Bolsonaro, o ato deverá reunir apoiadores do campo mais à esquerda.

Pelo interior

Dois candidatos estarão no interior. Luis Carlos Heinze (PP) acompanha o desfile cívico-militar do município de Santa Maria, que ocorre na avenida Medianeira. Depois, parte para atos organizados por apoiadores de Bolsonaro em Santiago e Alegrete.

Eduardo Leite (PSDB) prestigia o desfile cívico em Pelotas, pela manhã, reservando o restante do dia para gravações dos programas de sua campanha e uma visita a Candiota para agenda com apoiadores.

Sem agendas relacionadas

Outros quatro candidatos não divulgaram agendas relacionadas à data. Edegar Pretto (PT) dedicará o dia para gravação de programas de TV, junto do seu candidato ao Senado, Olívio Dutra. Rejane de Oliveira (PSTU) terá reunião com equipe de campanha.

Roberto Argenta (PSC) visita os piquetes do Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, na Capital, onde gravará material de campanha. A equipe de Vicente Bogo (PSB) projeta uma manifestação, em vídeo, nas redes sociais sobre a data e a realização de caminhadas por Porto Alegre.

Outros candidatos ao Senado

Dos demais principais candidatos ao Senado, Ana Amélia Lemos (PSB) acompanha o desfile cívico-militar em Porto Alegre, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, assim como a Comandante Nádia (PP), que representa a Câmara de Vereadores da Capital. Nádia segue depois para agendas na Serra. Maristela Zanotto (PSC) estará em Santa Rosa, onde prestigia o desfile oficial do município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895