Eleições 2024: principais cidades do Litoral Norte se preparam para o pleito
Movimentações são intensas no cenário eleitoral da região que teve crescimento populacional, ampliando necessidade de políticas públicas

publicidade
Conforme dados do Censo 2022, dos dez municípios que mais cresceram percentualmente no RS, sete estão no Litoral Norte, fazendo com que a região, como um todo, ampliasse o número de habitantes. Fatores como a pandemia da Covid-19, a busca por qualidade de vida fora dos grandes centros e a consolidação do teletrabalho são alguns dos fatores que podem justificar seu crescimento.
Além disso, a proximidade do verão faz com que esses municípios recebam uma carga de residentes temporários, que ampliam a demanda de questões ligadas à infraestrutura e serviços. Em meio a isso, as articulações já esquentam o clima pré-eleitoral visando o pleito de 2024.
Faltando pouco mais de dez meses para as eleições, o Correio do Povo apresenta um cenário prévio das cinco maiores cidades do Litoral Norte em população, em matérias que serão publicadas ao longo desta segunda-feira. Foi usado como critério para definição dos municípios a composição da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), conforme a Famurs, que leva em conta 22 municípios.
Veja Também
- Eleições 2024: secretário-adjunto do governo Leite é cotado em Capão da Canoa
- Eleições 2024: Candidato à sucessão vem da segurança e Rapaki fica fora em Tramandaí
- Eleições 2024: MDB e PDT fazem disputa há quatro décadas em Osório
- Eleições 2024: Torres tem articulações intensas na situação e na oposição
- Eleições 2024: Antigos aliados devem polarizar disputa em Imbé
Assim, o município de Santo Antônio da Patrulha (42,9 mil habitantes), que faz parte da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), não consta no levantamento. Capão da Canoa (63,5 mil), Tramandaí (54 mil), Osório (47 mil), Torres (41 mil) e Imbé (26,8 mil) são, deste modo, os cinco maiores municípios.