Bancada gaúcha define Carlos Gomes como novo líder no Congresso Federal

Bancada gaúcha define Carlos Gomes como novo líder no Congresso Federal

Deputado do Republicanos inicia rodízio definido em acordo que terá também PT, PL e PP; Any Ortiz será coordenadora adjunta

Felipe Nabinger

Carlos Gomes será o líder da bancada, tendo Any Ortiz como adjunta, no primeiro ano da legislatura

publicidade

Após oito anos sob coordenação do deputado federal Giovani Cherini (PL), a bancada gaúcha no Congresso Federal definiu um novo líder nesta terça-feira, em Brasília. Com apoio do liberal, o deputado Carlos Gomes (Republicanos), que ocupava o cargo de coordenador adjunto, será o responsável por liderar a bancada, formada por 31 deputados e três senadores, por um ano. “Missão não se pede e não se rejeita”, afirmou Gomes sobre o desafio.

A definição deu-se após um acordo entre parlamentares, que suspendeu a votação na qual, além de Gomes, o deputado Marcon (PT) disputava a função. Por essa costura, As quatro maiores bancadas farão um revezamento no posto. Após o Republicanos, a coordenação da bancada ficará com PT, PL e PP, respectivamente. Além disso, ficou decidido que as quatro maiores bancadas subsequentes ocuparão o posto de adjunto.Any Ortiz, da Federação PSDB-Cidadania, assume a função no primeiro ano da atual legislatura.

Questionado sobre coordenar os parlamentares gaúchos nas tratativas com o governo Lula (PT), ao qual sua sigla faz oposição, Carlos Gomes diz que “a eleição acabou” e que posições políticas e partidárias são reservadas ao plenário. “Enquanto bancada, não há direita, esquerda ou centro. Temos que inteirar a vontade da população e auxiliar o Estado em avanços nos aspectos econômicos e sociais. Todos receberam votos, alguns mais, outros menos, da população gaúcha e a ela devemos respostas.” 

Veja Também

Uma das primeiras medidas de Gomes deve ser propor a criação de uma segunda coordenação adjunta, além de dois cargos de secretários, ampliando para cinco os representantes da bancada. “Precisamos melhorar o acesso das entidades, com mais canais”, explicou o deputado federal.

Visto como um “conciliador”, Carlos Gomes está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Antes, foi deputado estadual por dois mandatos. Ele é o presidente do Republicanos no RS.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895