Política

Patrocinio

Três municípios do RS elegeram prefeitos neste domingo; veja quem são

Além de Capão do Cipó, Miraguaí e Redentora, outras duas cidades brasileiras também escolheram novos representantes

Ex-prefeitos e vice-prefeitos das cidades tiveram seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral
Ex-prefeitos e vice-prefeitos das cidades tiveram seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral Foto por: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE/CP

Eleitores de cinco muncípios em todo país foram às urnas neste domingo escolher os novos prefeitos e vice-prefeitos para ocupar o cargo até dezembro de 2024. Entre as cidades, três são gaúchas: Capão do Cipó, Miraguaí e Redentora. Além de Iaciara, em Goiás, e Ipanguaçu no Rio Grande do Norte. 

Nos municípios do Rio Grande do Sul, foram eleitos Adair Cardoso (PDT), com 61% dos votos, na cidade de Capão Cipó; Luis Carlos Herrman (MDB), com 60% dos votos, em Miraguaí; e Nico (MDB), que disputou o pleito sozinho, em Redentora.

Já no Rio Grande do Norte, em Ipanguaçu, Remo Fonseca (PP) foi eleito com 50% dos votos e em Goiás, no município de Iaciara, Waguinha de Delza (PL) fez 36% dos votos.

Os ex-prefeitos e vice-prefeitos dos municípios, a exceção do chefe do Executivo de Redentora, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por captação ilícita de sufrágio, popularmente conhecido como a “compra de voto”. Abuso de poder político e econômico também foram citados.