Moraes determina afastamento de Ibaneis Rocha e fim dos acampamentos

Moraes determina afastamento de Ibaneis Rocha e fim dos acampamentos

Ministro do Supremo Tribunal Federal determinou que o governador fique afastado do cargo por 90 dias

R7

Moraes determina afastamento de governador do DF após atos criminosos em Brasília

publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), seja afastado do cargo por, pelo menos, 90 dias.

A decisão foi divulgada por volta de 0h desta segunda-feira (9), horas após manifestantes invadirem as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e provocarem diversos atos de vandalismo.

"Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do Governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos", diz a decisão de Moraes.

Com a decisão, Ibaneis precisa deixar o cargo imediatamente, assim que for oficialmente notificado. Quem assume é a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP). O R7 tenta contato com o governador do DF. 

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres é acusado de não ter planejado a segurança da capital federal para evitar as depredações deste domingo. Após os atos de vandalismo, o governador Ibaneis Rocha anunciou que vai mandar exonerar Torres, que está fora do Brasil de férias. 

Veja Também

Na decisão, Moraes também determina que os acampamentos de manifestantes que não aceitam o resultado da eleição deste ano, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva sejam desmobilizados e dissolvidos em até 24 horas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895