PM fecha Esplanada dos Ministérios e impede circulação de caminhões

PM fecha Esplanada dos Ministérios e impede circulação de caminhões

Fechamento antecipado da via que dá acesso ao Congresso tem o objetivo de impedir veículos no local para os atos do 7 de Setembro

R7

PM fecha Esplanada dos Ministérios e impede circulação de caminhões

publicidade

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi bloqueada pela Polícia Militar do Distrito Federal na noite desta segunda-feira (5) devido à intensificação do trânsito de caminhões e ônibus com manifestantes que acompanharão o desfile de 7 de Setembro na capital federal. A ação foi tomada "conforme possibilidade prevista no planejamento inicial", segundo informou, em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

"O fechamento antecipado da área tem objetivo de impedir a permanência e fluxo de veículos no local, para montagem das estruturas do desfile cívico e demais ações de segurança previstas.  O acesso a pé segue liberado", afirmou a pasta.

De acordo com o Governo do DF, um grupo de caminhoneiros que se dirigia à Esplanada foi orientado sobre a impossibilidade de acessar a via. "A SSP/DF destaca que assim como em todos os eventos e manifestações na Esplanada, conforme protocolo, por questão de segurança do público, não é permitida a circulação de veículos e pessoas no mesmo local".

Esquema de segurança

Com público esperado estimado em 280 mil pessoas, a Esplanada dos Ministérios terá a segurança reforçada neste 7 de Setembro. A data é marcada pela volta dos desfiles cívico-militares presenciais — após dois anos suspensos por causa da pandemia — e por manifestações de apoiadores do governo.

Além de contar com esquema que inclui atiradores de elite e esquadrão antibomba, também há atenção especial para o Supremo Tribunal Federal (STF). Nos últimos meses, a Secretaria de Segurança da Suprema Corte realizou ações especializadas para identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais durante os atos.

Hotéis com 81% de ocupação

Às vésperas do feriado, os hotéis do Distrito Federal já estão com lotação de 81%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), a ocupação da rede pode chegar a 90% nos próximos dias. O levantamento da instituição leva em consideração os hotéis localizados no Plano Piloto e em regiões próximas, como Águas Claras e Taguatinga.

Apesar das taxas elevadas para o período, o índice é inferior ao observado em 2021. No ano passado, não houve desfile na Esplanada, mas houve manifestações na área central da cidade.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895