Tucanos se reúnem com dirigentes emedebistas em Porto Alegre

Tucanos se reúnem com dirigentes emedebistas em Porto Alegre

Encontro ocorre após Leite tratar de aliança com Luciano Bivar, do União Brasil, e dirigente afirmar que coligação com PSDB no RS está 99% fechada

Flavia Bemfica

Encontro ocorre após Leite tratar de aliança com Luciano Bivar

publicidade

Uma comitiva do PSDB encabeçada pelo ex-governador Eduardo Leite, que agora é pré-candidato novamente ao Piratini, está reunida na manhã desta segunda-feira com representantes do MDB, na sede estadual do último, para, mais uma vez, tratar da possibilidade de o MDB abrir mão da candidatura própria e apoiar os tucanos na eleição para o governo.

Pelo PSDB, além do ex-governador, participam o presidente estadual, deputado Lucas Redecker, o 1º vice-presidente e chefe da Casa Civil do governo estadual, Artur Lemos Júnior, e o líder do governo na Assembleia, deputado Mateus Wesp. Pelo MDB estão o presidente estadual e prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, o secretário-adjunto, Ivan Maurina, o 2º tesoureiro, Luis Roberto Ponte, o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, e o ex-governador Germano Rigotto.

O encontro ocorre após, no final de semana, Leite ter se reunido, em Porto Alegre, com o presidente nacional do União Brasil (UB) e pré-candidato do partido à presidência da República, Luciano Bivar. Em manifestações públicas após o encontro no sábado, Bivar disse que a aliança do PSDB com o UB no RS está “99%” selada. O acordo, conforme ele, é vinculado também à disputa em São Paulo. No RS a negociação inclui que o UB indique como vice na chapa tucana o presidente estadual da legenda, o deputado federal Luiz Carlos Busato. Ele integrou o secretariado de Leite e só deixou o primeiro escalão em função do período de desincompatibilização para as eleições de 2022.

Veja Também

Há 10 dias o PSDB do RS ofereceu a vaga de vice também para o MDB, que tem como pré-candidato ao governo o deputado estadual Gabriel Souza. Na semana passada, por sua vez, como contrapartida à aliança nacional entre MDB e PSDB, a executiva nacional emedebista aprovou um indicativo de apoio ‘sem imposição’ à coligação com os tucanos no RS, com a sigla abrindo mão aqui da candidatura própria. Contudo, há forte resistência dentro do MDB gaúcho a uma composição, tanto entre lideranças como de movimentos internos. Ante o impasse, Branco convocou o diretório para, no próximo domingo, 10, decidir que rumo a legenda vai tomar.

Na manhã desta segunda, enquanto a reunião ocorria, o ex-governador José Ivo Sartori voltou a se manifestar no twitter sobre o processo pelo qual passa o MDB gaúcho. Sartori manifestou seu apoio à convocação do diretório, apontando que o partido “é base, plural e diverso.” E, sobre a possibilidade de apoio a Leite, também deixou claro mais uma vez sua posição. “Com serenidade e unidade, confio na confirmação da candidatura própria.”


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895