Daniella Marques diz que vai apurar com rigor denúncias de assédio na Caixa
Nova presidente do banco afirma que instituição será a "mãe da causa das mulheres"
publicidade
A nova presidente da Caixa, Daniella Marques, falou pela primeira vez desde que foi indicada para o cargo. Ela substitui Pedro Guimarães, que pediu demissão após denúncias de assédio sexual. Daniella, que se tornou a única mulher a comandar um grande banco no Brasil, afirmou ao Domingo Espetacular que vai apurar com rigor as denúncias. "Será tudo feito com independência, com rigor, com seriedade. E se realmente for comprovado, todas as punições que são cabíveis serão feitas", disse.
Daniella Marques defende uma reestruturação da Caixa na atenção às mulheres. "O que propus como estratégia é independentemente do resultado das apurações, se existem culpados ou não, essa causa é para já. A gente não devia estar falando sobre assédio no trabalho, destacou. "Daqui para frente, e tenho aprovação de todos os órgãos que preciso, vai ser a mãe da causa das mulheres. A gente vai abraçar essa causa em todas as dimensões. Não é aceitável que exista violência contra a mulher", acrescentou.
Em sua gestão, Daniella Marques defende que a Caixa não foque somente em assistência aos clientes, mas também na independência que os brasileiros devem ter para empreender, levando em consideração que os pequenos comércios são fonte de renda para significativa parte da população. "Todo mundo tem direito de realizar seus sonhos. A gente tem que apoiar na capacitação e no crédito. Vamos ter um cuidado muito especial com as mulheres empreendedoras para estar apoiando com capacitação financeira, ajudando (elas) a montar o seu negócio, a estruturar e dando crédito para crescer", enfatizou.
A nova presidente do banco é ex-secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e chegou ao governo após atuações no mercado privado. Formada em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 2003, com trabalho de conclusão sobre avaliação de potencial de perda de uma carteira de investimentos, Daniella cursou MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).
No contexto de apurações da Caixa, o vice-presidente de Negócios de Atacado do banco, Celso Leonardo Barbosa, também deixou o cargo, na última sexta-feira. A caixa emitiu nota em que comunica que acatou a carta dele. Barbosa é investigado pelo Ministério Público do Trabalho por, supostamente, também estar envolvido em episódios de assédio.