Câmara aprova texto sobre crédito que permite usar imóvel como garantia

Câmara aprova texto sobre crédito que permite usar imóvel como garantia

Projeto vai para análise do Senado

R7

Projeto sobre crédito é aprovado na Câmara

publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o novo marco legal das garantias de financiamentos, estabelecendo que o imóvel pode ser usado como garantia para mais de um empréstimo. O PL 4188/21 foi aprovado na noite desta quarta-feira. Em síntese, ele permite a exploração de um “serviço de gestão especializada de garantias” para intermediar essas ofertas entre o tomador de empréstimos e as instituições financeiras.

Na prática, pessoas físicas ou jurídicas interessadas em tomar empréstimos usando os serviços das instituições gestoras de garantia (IGG) devem antes firmar um contrato com uma destas instituições e apresentar os bens que pretendem dar em garantia. Esse serviço tem como objetivo “facilitar a constituição, a utilização, a gestão, a complementação e o compartilhamento de garantias utilizadas para operações de crédito contratadas com uma ou mais instituições financeiras”, segundo estabelece o texto.

Um dos principais destaques do PL muda as regras que estabelecem o imóvel da família como impenhorável, que só poderia ser usado como garantia do financiamento do próprio imóvel e leiloado em caso de inadimplência do financiamento imobiliário. Com o texto, o imóvel poderá ser dado como garantia para vários empréstimos, mesmo para fins não habitacionais, e também pode ser vendido para quitar a inadimplência da dívida.

Veja Também

O projeto foi enviado pelo Ministério da Economia. A Câmara aprovou o substitutivo do relator João Maia (PL-RN) e ele vai para análise do Senado. Esse serviço ainda precisa ser regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e só poderá ser prestado por instituições autorizadas pelo Banco Central, que farão a gestão das garantias e riscos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895