Emenda propõe anistia de dívidas dos estudantes em débito com Fies

Emenda propõe anistia de dívidas dos estudantes em débito com Fies

Proposta viabiliza também suspensão de processos judiciais

R7

Emenda propõe anistia de dívidas dos estudantes em débito com Fies

publicidade

Uma emenda foi apresentada na Câmara para a MP (Medida Provisória) que permite descontos de até 92% para beneficiados em débito com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Com a emenda proposta à MP, os processos judiciais de execução de cobrança de dívidas relativas ao Fies também seriam suspensos. No texto original da MP o governo não prevê anistia para os casos que já estão judicializados.

A proposta da emenda foi apresentada pelo líder do Podemos na Câmara, deputado Igor Timo (MG). Segundo ele, a grave crise econômica que afetou as Instituições de ensino superior afetou também a renda das famílias. "Por conseguinte, a capacidade de muitos estudantes recém-formados de arcar com o compromisso contratual de efetuar os pagamentos ao Fies. Soma-se a isto a grave taxa de desemprego no país, que tem afetado sobremaneira a juventude que busca o seu primeiro emprego”, justificou o parlamentar.

Veja Também

De acordo com a MP 1090/2021, apenas estudantes que tenham assinado contrato até o segundo semestre de 2017 e que estejam com atraso de mais de 90 dias no pagamento das parcelas seriam atendidos com a extinção das dívidas estudantis financiadas pelo Fies.

Dados do Ministério da Educação mostram que a dívida de estudantes inadimplentes com o Fies soma R$ 6,7 bilhões. Desde 1999, o Fies possibilita que estudantes cursem o ensino superior com parte do valor das mensalidades financiado, até o limite de 92%. O restante do valor é pago após a conclusão do curso escolhido. Cerca de 85% das vagas no ensino superior são oferecidas por instituições privadas, segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional).


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895