Governador Eduardo Leite visita instituições culturais do Estado em Porto Alegre

Governador Eduardo Leite visita instituições culturais do Estado em Porto Alegre

Em agenda neste sábado, governo anunciou que irá repassar recursos para o setor cultural

Cláudio Isaías

Em agenda neste sábado, governo anunciou que irá repassar recursos para o setor cultural

publicidade

O governador Eduardo Leite, acompanhado da secretária estadual da Cultura Beatriz Araújo, visitou neste sábado seis instituições culturais do Rio Grande do Sul. O roteiro começou pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) no bairro Independência, e passou pela Biblioteca Pública do Estado, pelo Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, pelo Theatro São Pedro, pelo Memorial do Rio Grande do Sul e finalizou na Casa de Cultura Mario Quintana, na rua dos Andradas.

Na sede do IEL, Leite e Beatriz Araújo conheceram a sala "Na Volta da Esquina" uma homenagem ao poeta Mário Quintana que será inaugurada no dia 14 de agosto - durante as comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Na visita ao prédio, o governador recebeu informações da diretora do IEL, Patrícia Langlois, sobre a história de 68 anos do Instituto Estadual do Livro. Desde a sua fundação, apenas dois governadores visitaram o IEL - Eduardo Leite e Olívio Dutra. 

Segundo Leite, o governo está organizando dentro do programa Avançar o anúncio de investimentos para as instituições culturais. "Até o Dia Estadual do Patrimônio, queremos anunciar os recursos financeiros que serão feitos no patrimônio cultural do Rio Grande do Sul", ressaltou. O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é celebrado no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e diretor da instituição por 30 anos. Leite elogiou o trabalho do instituto na preservação da literatura e da memória dos livros.

Já Beatriz Araújo informou que as instituições culturais estão recebendo melhorias nas suas instalações e nos seus prédios. "Mais de 22 locais que estão sendo visitados pelo governador vão receber recursos do governo do Estado", explicou. A visita de Eduardo Leite e da secretária da Cultura, Beatriz Araújo contou com as presenças da assessora especial de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura (Sedac), Ana Fagundes, e do assessor especial de Memória e Patrimônio, Eduardo Hahn, acompanharão o trajeto. 

As instituições culturais fazem parte do programa Avançar: Ações e Investimentos lançado pelo governo estadual. A iniciativa é resultado de um  programa de reformas estruturais, construído a partir de diálogo com a sociedade. Três eixos compõem o programa: Avançar com Sustentabilidade, Avançar para as Pessoas e Avançar no Crescimento. O Avançar com Sustentabilidade engloba projetos nas áreas ambiental, de tecnologia e de inovação. O Avançar para as Pessoas reúne ações com foco na prestação de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, ação social, segurança e cultura. O terceiro eixo, o Avançar no Crescimento, trata de apoio à atividade econômica, desonerações fiscais, logística e mobilidade.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895