Lula encerra estada de um mês em Cuba com reunião com Raúl Castro, líder do Partido Comunista

Lula encerra estada de um mês em Cuba com reunião com Raúl Castro, líder do Partido Comunista

No encontro, o ex-presidente entregou uma carta ao mandatário Miguel Díaz-Canel criticando inclusão da ilha na lista dos EUA de Estados patrocinadores do terrorismo

AFP

publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o líder do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, na terça-feira, ao término de uma visita de um mês à ilha e condenou a inclusão do país na lista norte-americana de patrocinadores do terrorismo. No encontro, o ex-presidente brasileiro (2003-2011) entregou uma carta ao presidente Miguel Díaz-Canel, na qual expressou sua indignação com a decisão do governo de Donald Trump de devolver Cuba à lista negativa de patrocinadores do terrorismo e classificou essa ação como uma "manobra desprezível e oportunista", segundo carta publicada em sua conta no Twitter.

"Agradecemos pela visita fraterna e pela mensagem de solidariedade do irmão ex-presidente @LulaOficial, ante a inclusão de #Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo", tuitou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez.

No documento, Lula diz ainda que, durante o mês em que esteve em Cuba, cresceu sua admiração pelo cuidado com que o país enfrenta a pandemia do coronavírus. Apesar do aumento de casos nas últimas semanas, Cuba continua mantendo uma baixa incidência da doença, com 175 mortes e 18.773 infecções desde o início da pandemia. São números muito mais favoráveis do que os apresentados por seus vizinhos México e Estados Unidos, por exemplo.

Durante o noticiário da televisão estatal, foram exibidas imagens do encontro, no qual Lula agradeceu a Cuba por sua solidariedade, quando o ex-presidente esteve preso por supostos atos de corrupção. Lula chegou a Cuba em dezembro passado para participar de um documentário sobre América Latina dirigido pelo cineasta americano Oliver Stone.

Amigo pessoal do falecido líder cubano Fidel Castro (1926-2016), Lula fez inúmeras viagens à ilha antes de ocupar o cargo. Também visitou o país em 2010 como presidente.

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895