Márcio Bins Ely é eleito presidente da Câmara de Porto Alegre

Márcio Bins Ely é eleito presidente da Câmara de Porto Alegre

Os 36 vereadores eleitos em novembro tomaram posse nesta sexta-feira

Mauren Xavier

Dinâmica da votação manteve-se durante toda a sessão

publicidade

O vereador Márcio Bins Ely (PDT) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira. Com votação nominal, Bins Ely disputou o cargo com a vereadora Karen Santos (PSol), que foi a mais votada na eleição de novembro. Ele recebeu 26 votos, enquanto Karen teve 10 votos. 

Em seu discurso, Marcio Bins Ely falou dos desafios à frente da presidência da Câmara, entre eles a importância da discussão sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. "É um compromisso. A última revisão ocorreu em 2010. Precisamos aperfeiçoar a legislação", ressaltou. 

A escolha se deu já com embate entre o bloco da oposição, que é formada pelo PSol, PT e PCdoB, e integrantes de partidos da base do novo governo. O embate ocorre porque os integrantes da oposição queriam que fosse respeitada a proprocionalidade das bancadas. No caso do Legislativo, as três maiores bancadas são PSDB, PSol e PT. 
 

Com o mesmo placar, o vereador Idenir Cecchim (MDB) foi escolhido para ser o primeiro vice-presidente na Mesa Diretora; a Comandante Nádia (Dem), a segunda vice; Hamilton Sossmeier (PTB), primeiro secretário; Mônica Leal (PP), segunda secretária; e Cláudio Janta (Solidariedade), terceiro secretário. 

A eleição para a presidência ocorreu após a nova legislatura tomar posse. Com grande renovação, a nova legislatura é marcada também por ter a maior quantidade de mulheres e de ter, pela primeira vez, uma bancada negra. A sessão ocorreu restrita aos eleitos em função da pandemia. Além disso, o local escolhido foi o plenário Ana Terra, que é menor, mas tem janelas, permitindo a ventilação.  

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895