Deputado apresenta projeto contra a obrigatoriedade de vacinação contra Covid-19 no RS

Deputado apresenta projeto contra a obrigatoriedade de vacinação contra Covid-19 no RS

Proposta impõe a não disponibilização de vacinas de origem chinesa como a Coronavac

Flávia Simões* com supervisão de Mauren Xavier

A justificativa é de que a obrigatoriedade de vacinação fere os direitos individuais do cidadão

publicidade

O deputado estadual Rui Irigaray (PSL) protocolou na Assembleia Legislativa o projeto que veda a obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19. Além de estabelecer que o imunizante disponibilizado pelos órgãos estaduais deve estar previamente validado cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificado pela Anvisa. 

O texto do projeto de lei 288/20 também impõe a não disponibilização em território estadual de vacinas de origem chinesa como a Coronavac, produzida pela fabricante chinesa Sinovac. Na semana passada, o governador Eduardo Leite disse estar em processo de negociação com o Instituto Butantan, que tem produzido a vacina Coronavac no Brasil, para compra das doses que deverão ser destinada aos profissionais da saúde. 

Após o protocolo, o projeto ainda precisa tramitar dentro da Assembleia Legislativa e ser votado em plenário antes de ser encaminhado a sanção do governador. A justificativa apresentada pela proposta é de que a obrigatoriedade de vacinação fere os direitos individuais do cidadão. Em seu twitter, o deputado se manifestou sobre o projeto. "Não seremos cobaias" diz ele. 



Até o momento, não foi apresentado, por parte do governo do Estado, algum indicativo de que a vacinação terá caráter obrigatório ou que aplicação e distribuição será feita antes das devidas certificações.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895