Randolfe diz que proposta de Haddad para desoneração deve sair nesta semana

Randolfe diz que proposta de Haddad para desoneração deve sair nesta semana

Presidente Lula vetou projeto de lei original, o que gerou forte reação no Congresso

AE e Agência Brasil

Randolfe estima que proposta deva sair essa semana

publicidade

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, disse nesta segunda-feira, 11, que a proposta alternativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a desoneração da folha de pagamentos deve sair ainda nesta semana. Randolfe deu a declaração a jornalistas no Palácio do Planalto depois de reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e líderes do governo no Legislativo.

O Congresso aprovou um projeto para prorrogar a desoneração até 2027 para os 17 setores da economia que têm o benefício atualmente. Lula, porém, vetou. Há pressão para o Congresso rejeitar o veto e fazer valer a prorrogação.

Lula vetou todo o projeto de lei. O texto previa manter a contribuição para a Previdência de setores intensivos em mão de obra entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. A política beneficia principalmente o setor de serviços. Até 2011, a contribuição correspondia a 20% da folha de pagamento. Esse cálculo voltará a ser aplicado em janeiro. 

Os 17 setores beneficiados são confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçerias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação (TI), tecnologia de comunicação (TIC), projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas. 

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895