Chuvas RS: Investimentos do governo federal superam R$ 100 milhões em recursos diretos
Valores serão ampliados com novos projetos, como o Minha Casa Minha Vida na região do Vale do Taquari

publicidade
Passados quase dois meses das fortes enchentes, que praticamente devastaram localidades no interior do Rio Grande do Sul, em especial no Vale do Taquari, o governo federal totaliza mais de R$ 100 milhões em repasses diretos, como para as áreas da Defesa Civil, da educação, saúde e assistência social. O valor ainda será ampliado, especialmente, em função dos projetos relacionados ao Programa Minha Casa, Minha Vida. O governo federal também liberou outras fontes de recursos indiretos.
A estimativa foi apresentada pelo secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen. Segundo ele, a agilidade nos repasses, apesar da burocracia administrativa, foi o foco do trabalho do governo. A tragédia, no início de setembro, deixou mais de 50 mortos e prejuízos bilionários.
Ao longo dos dois meses, foram cinco missões com a presença de ministros à região atingida, além da constante participação de servidores dos ministérios, que auxiliaram nas demandas.
Maneco também comemorou o êxito do escritório do governo federal montado na cidade de Lajeado. Segundo ele, o espaço foi fundamental para garantir a agilidade necessária para atendimento das demandas das prefeituras e das comunidades diante da tragédia. "Representou uma agilidade enorme. As cidades estavam com poucas estruturas e a aproximação representou um diferencial", afirmou Maneco.