Dino diz que não é candidato ao STF e que está feliz onde está

Dino diz que não é candidato ao STF e que está feliz onde está

Ministro da Justiça afirmou estar feliz em sua situação atual

AE

DIno participou da formatura de novos policiais federais

publicidade

O ministro da Justiça, Flávio Dino, cotado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira (5) que não é candidato à Corte e que não faz campanha por isso. Dino afirmou estar feliz em sua situação atual - senador licenciado para comandar o ministério da Justiça - e que fazer campanha não funcionaria caso quisesse ser nomeado para o Supremo.

"Eu não trabalho [para ser nomeado], não ofereço, não toco no assunto, não sou candidato e não faço campanha. Em primeiro lugar porque respeito o presidente da República, é prerrogativa dele. Segundo lugar, eu tenho experiência para saber que isso não funciona", declarou.

Ele também afirmou que colocar sob sigilo votos individuais de ministros do STF é um debate possível, mas para o futuro. A hipótese foi mencionada em público nesta terça pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Há um debate posto no mundo sobre a forma dos tribunais supremos deliberarem. E nós temos uma referência na Suprema Corte dos Estados Unidos, que delibera exatamente assim. Ela delibera a partir dos votos individuais e é comunicada a posição da Corte", disse Dino.

O ministro disse que ele e Lula já conversaram sobre o assunto. Flávio Dino também mencionou a possibilidade de haver mandatos para ministros do Supremo.

O ministro da Justiça falou em entrevista a jornalistas na Academia Nacional de Polícia, onde participou da formatura de novos policiais federais. Lula também participou da solenidade, mas não falou.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895