Políticos criticam lei que tornou 8 de janeiro o Dia do Patriota em Porto Alegre
Parlamentares, especialmente do campo da esquerda, consideram a medida "vergonhosa" e "vexame nacional"
publicidade
Políticos estão criticando, em suas redes sociais, a lei que tornou o dia 8 de janeiro o Dia do Patritota em Porto Alegre.De partidos do campo mais à esquerda, os parlamentares classificaram o fato como "vergonhoso" e "vexame nacional". A iniciativa do é do então vereador Alexandre Bobadra (PL), que teve o mandato cassado esta semana. Entre os deputados estaduais, se manifestaram Miguel Rossetto, Stela Farias, Laura Sito e Leonel Radde, todos do PT.
Um disparate vergonhoso a lei promulgada pela Câmâra de Vereadores de Porto Alegre. Na verdade, o que os vereadores de direita aprovaram foi o dia do golpista. Um verdadeiro vexame nacional! pic.twitter.com/MQ6fXUjOHP
— Stela Farias (@StelaFarias) August 25, 2023
É impressionante! A maioria reacionária segue fazendo um esforço enorme para desmoralizar de vez a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. E o prefeito Melo, entre a democracia e o fascismo, fica apenas olhando... pic.twitter.com/raJvB5vOq3
— Miguel Rossetto (@MiguelSRossetto) August 25, 2023
Radde afirmou, inclusive, que a bancada petista irá ajuizar uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o autor da lei e o prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB).
Veja Também
- Como o '8 de janeiro' tornou-se o dia do Patriota em Porto Alegre
- Vereadora do PSol quer revogar o 8 de janeiro como o dia do Patriota em Porto Alegre
Em conjunto com o Partido dos Trabalhadores ajuizaremos uma ADPF junto ao STF contra a lei do vereador cassado Alexandre Bobadra (PL) e contra o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) que estabeleceu a data do dia 8/1 como dia do Patriota. Uma clara apologia ao crime na… pic.twitter.com/ATtHIeOjig
— Leonel Radde (@LeonelRadde) August 25, 2023
As deputadas federais Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB) e Fernanda Melchionna (PSol) manifestaram incredulidade com a medida:
É difícil acreditar que a Porto Alegre, capital da Legalidade, das Diretas Já, do Orçamento Participativo, tenha em suas datas comemorativas um dia dedicado ao golpismo. Pior ainda é saber que dos tantos problemas que uma cidade possa ter, um prefeito faça “vista grossa” e… pic.twitter.com/GKbX0FIXvX
— Maria do Rosário (@mariadorosario) August 25, 2023
O que POA tá virando? Melo acaba de sancionar o DIA DO PATRIOTA 🇧🇷 no dia 8 de janeiro.
— Daiana Santos (@daianasantospoa) August 25, 2023
Uma homenagem nojenta aos golpistas que invadiram a Praça dos Três Poderes e tentaram dar um golpe no Brasil.
Tá mais do que na hora da gente salvar Porto Alegre das mãos dessa gente! pic.twitter.com/bxZWzUEmyR
Inacreditável e revoltante que a Câmara Municipal de Porto Alegre tenha aprovado um “Dia do Patriota” no 8 de janeiro(!!!). Nossa cidade não merece essa vergonha, homenagear o golpismo justamente na data em que eles depredaram as sedes dos 3 poderes.
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) August 25, 2023
Parlamentares de outros estados também lamentaram o episódio em suas contas. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) classificou como a lei como "afronta ao Estado Democrático de Direito". Ela é relatora da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga os atos ocorridos em 8 de janeiro.
Instituir 8/1 como Dia do Patriota é afronta ao Estado Democrático de Direito. É pertubador ver promoção de evento q/ feriu a democracia e que entrou para capítulo das histórias mais tristes. Pátria é Nação, é Cidadania. 8/1 foi data de golpismo, de atentado contra instituições.
— Eliziane Gama (@elizianegama) August 25, 2023
O deputado federal por São Paulo, Guilherme Boulos (PSol), classificou a medida como "vergonha" e citou a cassação de Bobrada. A deputada federal por Minas Gerais, Ana Pimentel (PT) disse que a nova lei significava "institucionalização da barbárie".
VERGONHA! Os vereadores de Porto Alegre instituíram 8 de janeiro como 'Dia do Patriota' no calendário da cidade e o prefeito não vetou. Vale lembrar que autor do projeto é um ex-vereador bolsonarista que teve o mandato cassado.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) August 25, 2023
Câmara Municipal de Porto Alegre acabou de instituir o 8 de janeiro como DIA DO PATRIOTA. Obviamente o projeto foi protocolado por um bolsonarista. Que tipo de patriota destrói o patrimônio público e desrespeita a democracia daquela forma?
— Ana Pimentel (@AnaPimentel_jf) August 25, 2023
Institucionalização da barbárie. pic.twitter.com/0FAV6ziE30