Vereadora do PSol quer revogar o 8 de janeiro como o dia do Patriota em Porto Alegre
Ação ocorre diante da repercussão envolvendo o projeto promulgado pela Casa
publicidade
A vereadora Karen Santos (PSol) protocolou um projeto para revogar o dia 8 de janeiro como o dia do Patriota em Porto Alegre. Em redes sociais, ela publicou que a "Câmara de Vereadores não cansa de passar vergonha", ao se referir ao projeto de autoria de um vereador que tramitou na Casa e foi promulgado.
A iniciativa partiu de uma proposta apresentada pelo vereador cassado Alexandre Bobadra (PL). No dia 8 de janeiro deste ano, manifestantes contrários ao resultado da eleição presidencial invadiram e depredaram os prédios dos três poderes em Brasília: Câmara dos Deputados, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. O assunto ganhou destaque após reportagem do Matinal.
A vereadora adiantou que pedirá a priorização da proposta na reunião dos líderes na próxima semana. "É urgente também por causa da exposição nacional que a cidade está recebendo", afirmou a vereadora.
A câmara d vereadores d Porto Alegre não cansa de passar vergonha 😤. O prefeito podia vetar e não o fez, portanto é cúmplice desse projeto q institui o dia 08 de janeiro como dia do patriota. Nosso mandato acabou de protocolar um projeto para REVOGAR essa afronta. @newsmatinal pic.twitter.com/Ko64RoafRV
— Karen Santos (@karensantospoa) August 25, 2023
No mesmo teor, o vereador Moisés Barboza (PSDB) propôs, entretanto, a alteração da data para 7 de setembro, ao invés revogação. "Ninguém é contra o espírito de ser patriota, o problema é escolher a data do 8 de janeiro que é um episódio triste da invasão da praça dos Três Poderes. Isso é uma politização do sentimento do patriotismo totalmente torta, equivocada. É uma apropriação de um campo ideológico que não da para aceitar", disse ele.