Eleições 2024: PP lança pré-candidato à prefeitura de Novo Hamburgo
Gustavo Finck é a escolha do partido, que segue em tratativas por formação de frente com PSDB, Republicanos e PSD
publicidade
Ainda em conversas para a formação de uma frente de partidos de centro à direita, o PP de Novo Hamburgo largou na frente e anunciou seu pré-candidato à prefeitura. O vereador Gustavo Finck foi o escolhido do partido para a disputa. A confirmação ocorreu no último sábado, durante a convenção estadual do partido, em Porto Alegre.
"Recebo essa confirmação com muita felicidade, mas sobretudo responsabilidade. É algo que me preparo há anos, pois sei que a oportunidade de representar o Progressistas, em uma cidade como Novo Hamburgo, vem carregada de muito simbolismo, história e legado que quero honrar", afirmou Finck.
Ele diz que o movimento não inviabiliza as conversas que vêm sendo articuladas entre o partido, PSDB, Republicanos e PSD, mas sim reforçam o compromisso. "As conversas seguem e o que combinamos será honrado pelo PP, onde avaliaremos todos os cenários até o início de 2024 e indicaremos o melhor candidato para representar os anseios de mudança da população de Novo Hamburgo."
No município, o movimento que busca a criação dessa frente com uma chapa conjunta, tem conversas contando com parlamentares ligados à cidade: o deputado federal Lucas Redecker (PSDB), e os deputados estaduais Issur Koch (PP), Delegado Zucco (Republicanos) e Gaúcho da Geral (PSD).
Veja Também
- Eleições 2024: Novo Hamburgo tem indefinição de sucessor e articulação por criação de uma frente
- Eleições 2024: Vice de Novo Hamburgo deixa PSDB e se filia ao Cidadania
- Eleições 2024: o cenário da disputa na Região Metropolitana a um ano das eleições
O lançamento antecipado é visto como uma forma de ampliar o diálogo na comunidade, além de dar mais visibilidade ao nome de Finck, sem fechar as portas para as articulações em andamento.
Issur, que acompanhava Finck no evento de sábado, garante que não será candidato, nem mesmo em uma eventual chapa pura, caso a frente não se consolide. "Tenho compromisso com os votos que recebi e me deram o mandato de deputado estadual e seguirei até o término da legislatura o exercendo", afirma.
Outros nomes surgem
Nos outros partidos, os parlamentares com mandato também não deram sinalização de abdicar de suas cadeiras pelo pleito municipal. No PSDB, os cotados são Naasom Luciano, ex-secretário municipal de Saúde e assessor da Casa Civil do governo do Estado, e o vereador Raizer Ferreira. O atual vice, Márcio Lüders, que também tem o nome ventilado, deixou o PSDB e filiou-se ao Cidadania, partido federado com os tucanos.
Já no Republicanos, o Delegado Zucco, líder da bancada na Assembleia Legislativa, foi o segundo colocado no pleito de 2020. No entanto, há possibilidade que também priorize seu primeiro mandato de deputado estadual. Há possibilidade que o vereador Felipe Kuhn Braun (PP) migre para o Republicanos, tornando-se uma alternativa caso Zucco não entre na disputa.
O Correio do Povo publicou, nas últimas semanas, uma série de matérias que apresentam o cenário inicial para as eleições de 2024 nas dez maiores cidades da região Metriopolitana.