Eleições 2024: Prefeito e vice rompem e deverão ser adversários em Sapucaia do Sul

Eleições 2024: Prefeito e vice rompem e deverão ser adversários em Sapucaia do Sul

Correio do Povo apresenta as movimentações políticas nas maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre

Felipe Nabinger

Sapucaia do Sul tem o 23º maior PIB do Rio Grande do Sul

publicidade

Sapucaia do Sul completa 62 anos de emancipação no próximo dia 20 de agosto. O município, conhecido por abrigar o Parque Zoológico, tem 132 mil habitantes, sendo o 15º em população. Além disso, o município vive a expectativa pela instalação de um centro de distribuição da empresa argentina de e-commerce Mercado Livre, que pode fomentar a economia local, que atualmente tem o 23º maior PIB do Estado.

A reportagem integra um especial sobre as eleições nas dez maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre.

Veja Também

Volmir Rodrigues, conhecido como Gordo (PP), buscará a reeleição. Sua atual vice, Dra. Imília de Souza (PL), no entanto, já sinalizou ser pré-candidata à prefeitura, tornando-os adversários nas urnas. No pleito de 2020, a chapa formada por ambos, com Imília, que é advogada, ex-vereadora e esposa do ex-deputado estadual Vilmar Lourenço, ainda filiada ao PP, teve apoio de PTB, Cidadania, PRTB, PSB, PSD e PV.

Prefeito e vice romperam as relações no final de 2022 por divergências políticas. A chapa foi eleita com mais de 32 mil votos, o que representava quase 52% dos votos. 

Carlos Eduardo Douglas Santana, o Maninho (MDB), que ficou em segundo lugar no pleito passado, com mais de 22 mil votos (35,5%), colocará o nome à disposição do partido. Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor de eventos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A ideia é, caso concorra, apresentar uma alternativa mais ao centro, aproveitando o embate de Volmir e Imília, ambos de espectro mais conservador. 

Na eleição passada, Maninho, embora contasse em sua coligação com partidos como o PL e o Republicanos, o PSDB e o antigo Dem, tinha também o apoio do PDT e do PCdoB, conquistando votos do eleitorado à direita e também à esquerda.

Esse movimento demonstra a perda de força do PT sapucaiense. O partido com Vilmar Ballin, duas vezes, e Dr. Link, governou o município por três mandatos entre 2009 e 2020. Na última eleição, concorreu com chapa pura, tendo Edson Portilho, fazendo 5,4 mil votos apenas, ficando em terceiro lugar. 

Com a morte de Ballin em decorrência da Covid-19, em dezembro de 2020, antes de tomar posse como vereador eleito naquele ano, e a saída de Link da sigla e da política, o partido é visto como esvaziado no cenário do município, mas deve concorrer com candidato próprio.

Ouça:


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895