Eleições 2024: Prefeito e vice rompem e deverão ser adversários em Sapucaia do Sul
Correio do Povo apresenta as movimentações políticas nas maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre
publicidade
Sapucaia do Sul completa 62 anos de emancipação no próximo dia 20 de agosto. O município, conhecido por abrigar o Parque Zoológico, tem 132 mil habitantes, sendo o 15º em população. Além disso, o município vive a expectativa pela instalação de um centro de distribuição da empresa argentina de e-commerce Mercado Livre, que pode fomentar a economia local, que atualmente tem o 23º maior PIB do Estado.
A reportagem integra um especial sobre as eleições nas dez maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre.
Veja Também
- Eleições 2024: após cassação, Cachoeirinha deve ter reprise de 2022
- Eleições 2024: após cassação, Cachoeirinha deve ter reprise de 2022
- Eleições 2024: o cenário da disputa na Região Metropolitana a um ano das eleições
Volmir Rodrigues, conhecido como Gordo (PP), buscará a reeleição. Sua atual vice, Dra. Imília de Souza (PL), no entanto, já sinalizou ser pré-candidata à prefeitura, tornando-os adversários nas urnas. No pleito de 2020, a chapa formada por ambos, com Imília, que é advogada, ex-vereadora e esposa do ex-deputado estadual Vilmar Lourenço, ainda filiada ao PP, teve apoio de PTB, Cidadania, PRTB, PSB, PSD e PV.
Prefeito e vice romperam as relações no final de 2022 por divergências políticas. A chapa foi eleita com mais de 32 mil votos, o que representava quase 52% dos votos.
Carlos Eduardo Douglas Santana, o Maninho (MDB), que ficou em segundo lugar no pleito passado, com mais de 22 mil votos (35,5%), colocará o nome à disposição do partido. Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor de eventos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A ideia é, caso concorra, apresentar uma alternativa mais ao centro, aproveitando o embate de Volmir e Imília, ambos de espectro mais conservador.
Na eleição passada, Maninho, embora contasse em sua coligação com partidos como o PL e o Republicanos, o PSDB e o antigo Dem, tinha também o apoio do PDT e do PCdoB, conquistando votos do eleitorado à direita e também à esquerda.
Esse movimento demonstra a perda de força do PT sapucaiense. O partido com Vilmar Ballin, duas vezes, e Dr. Link, governou o município por três mandatos entre 2009 e 2020. Na última eleição, concorreu com chapa pura, tendo Edson Portilho, fazendo 5,4 mil votos apenas, ficando em terceiro lugar.
Com a morte de Ballin em decorrência da Covid-19, em dezembro de 2020, antes de tomar posse como vereador eleito naquele ano, e a saída de Link da sigla e da política, o partido é visto como esvaziado no cenário do município, mas deve concorrer com candidato próprio.
Ouça: