Agergs: Assembleia do RS aprova indicação de Spilki
Antes da votação, deputados defenderam reestruturação da agência de regulação
publicidade
Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram a indicação do ex-secretário do governador Eduardo Leite (PSDB) Marcelo Spilki para compor o conselho da Agência Estadual Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs).
Apesar disso, antes da votação, diversos deputados criticaram a atual situação da agência de regulação e defenderam a reestruturação. Além disso, a saída do ex-conselheiro Luiz Afonso Senna, no final de abril, foi citada. Isso porque ele deixou a função fazendo uma série de críticas à falta de atenção do governo com o agência e à possibilidade de interferência.
Spilki foi indicado pelo governador exatamente para a vaga de Senna. Ao contrário dos demais indicados, Spilki teve uma sabatina diferenciada. Na sessão do dia 29 de junho, em pouco mais de quatro minutos, ele leu brevemente o seu currículo. Em seguida, quando foi aberto o período de questionamentos, nenhum dos deputados se manifestou ou fez qualquer tipo de pergunta ao indicado.
Necessidade de reformulação
Usando como referência os recentes processos de privatização no Rio Grande do Sul, como da CEEE e da Corsan, deputados afirmaram a necessidade da reformulação da agência. O governo do Estado tem discutido há algum tempo um projeto de adequação da Agergs.
Nos bastidores é usado o termo "atualização" da agência aos momentos atuais. Os escopos de dois projetos - um administrativo e outro envolvendo o quadro de servidores - foram encaminhados ao governo do Estado pela atual direção da agência.