Eleições 2024: Deputados estaduais têm protagonismo na articulação de Viamão

Eleições 2024: Deputados estaduais têm protagonismo na articulação de Viamão

Correio do Povo apresenta as movimentações políticas nas maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre

Felipe Nabinger

Em Viamão, a disputa pela prefeitura passa, em parte, por deputados estaduais

publicidade

Maior município em extensão territorial da Regiao Metropolitana neste levantamento e o oitavo em população do Estado, com 224 mil habitantes, Viamão é uma daquelas cidades que perdeu número de residentes em relação à contagem anterior, conforme o Censo 2022.

O município, no entanto, é um forte colégio eleitoral para quem almeja a Assembleia Legislativa. Três candidatos a prefeito ou vice em 2020 vieram a se eleger deputados estaduais no ano passado. São eles: Professor Valdir Bonatto (PSDB), Adão Pretto Filho (PT) e Capitão Martim (Republicanos). Na época, sete candidatos disputaram. 

A reportagem integra o especial sobre o panorama dos dez maiores municípios em número de habitantes, conforme o Censo de 2022.

Bonatto, o prefeito eleito, deixou a cadeira para ocupar a vaga na Assembleia, com o vice, Nilton Magalhães (PSDB), assumindo o Executivo. Os tucanos devem voltar a concorrer com chapa pura no pleito do próximo ano, apesar de contarem com outros partidos na coligação.

Mesmo assim, a chapa pode não ser encabeçada por Magalhães. O atual secretário-geral de governo, Rafael Bortoletti (PSDB), é um dos cotados para liderar a chapa. Na eleição municipal passada, PSC, PL, PP, Solidariedade, Patriota, Cidadania e PTB apoiaram os tucanos.

Segundo colocado em 2020, derrotado por pouco mais de 300 votos, Guto Lopes saiu do PDT e retornou ao PT, um dos partidos que compunham sua coligação no último pleito municipal, tendo inclusive o candidato a vice, hoje deputado estadual, Adão Pretto Filho. Além dos dois partidos, PCdoB, Pros e Rede estiveram juntos naquela eleição.

Atualmente Guto exerce o cargo de secretário adjunto de Relações Institucionais do prefeito Jairo Jorge (PSD), em Canoas. Ex-prefeito eleito em 2004 e reeleito em 2008, o vereador Alex Boscaini é outra possibilidade petista na eleição. 

Uma terceira via na disputa deve vir do campo conservador. O PL e o Republicanos têm intenção de ter candidatos no pleito. Uma chapa conjunta dos partidos mais à direita não pode ser descartada, no entanto a definição deve ficar apenas para o ano que vem.

O deputado estadual Capitão Martim foi candidato a prefeito em 2020, na época pelo PRTB, ficando em quarto lugar. Ele e o deputado federal Bibo Nunes (PL) tiveram uma aproximação com o ex-prefeito André Pacheco, que disputou vaga na Câmara Federal ano passado pelo PSD.

Veja Também

 

Ouça:


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895