Eleições 2024: Deputados estaduais têm protagonismo na articulação de Viamão
Correio do Povo apresenta as movimentações políticas nas maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre
publicidade
Maior município em extensão territorial da Regiao Metropolitana neste levantamento e o oitavo em população do Estado, com 224 mil habitantes, Viamão é uma daquelas cidades que perdeu número de residentes em relação à contagem anterior, conforme o Censo 2022.
O município, no entanto, é um forte colégio eleitoral para quem almeja a Assembleia Legislativa. Três candidatos a prefeito ou vice em 2020 vieram a se eleger deputados estaduais no ano passado. São eles: Professor Valdir Bonatto (PSDB), Adão Pretto Filho (PT) e Capitão Martim (Republicanos). Na época, sete candidatos disputaram.
A reportagem integra o especial sobre o panorama dos dez maiores municípios em número de habitantes, conforme o Censo de 2022.
Bonatto, o prefeito eleito, deixou a cadeira para ocupar a vaga na Assembleia, com o vice, Nilton Magalhães (PSDB), assumindo o Executivo. Os tucanos devem voltar a concorrer com chapa pura no pleito do próximo ano, apesar de contarem com outros partidos na coligação.
Mesmo assim, a chapa pode não ser encabeçada por Magalhães. O atual secretário-geral de governo, Rafael Bortoletti (PSDB), é um dos cotados para liderar a chapa. Na eleição municipal passada, PSC, PL, PP, Solidariedade, Patriota, Cidadania e PTB apoiaram os tucanos.
Segundo colocado em 2020, derrotado por pouco mais de 300 votos, Guto Lopes saiu do PDT e retornou ao PT, um dos partidos que compunham sua coligação no último pleito municipal, tendo inclusive o candidato a vice, hoje deputado estadual, Adão Pretto Filho. Além dos dois partidos, PCdoB, Pros e Rede estiveram juntos naquela eleição.
Atualmente Guto exerce o cargo de secretário adjunto de Relações Institucionais do prefeito Jairo Jorge (PSD), em Canoas. Ex-prefeito eleito em 2004 e reeleito em 2008, o vereador Alex Boscaini é outra possibilidade petista na eleição.
Uma terceira via na disputa deve vir do campo conservador. O PL e o Republicanos têm intenção de ter candidatos no pleito. Uma chapa conjunta dos partidos mais à direita não pode ser descartada, no entanto a definição deve ficar apenas para o ano que vem.
O deputado estadual Capitão Martim foi candidato a prefeito em 2020, na época pelo PRTB, ficando em quarto lugar. Ele e o deputado federal Bibo Nunes (PL) tiveram uma aproximação com o ex-prefeito André Pacheco, que disputou vaga na Câmara Federal ano passado pelo PSD.
Veja Também
- Eleições 2024: o cenário da disputa na Região Metropolitana a um ano das eleições
- Eleições 2024: Gravataí tem racha no MDB e possível retorno de ex-prefeito
- Canoas: antigos rivais se aproximam na disputa em 2024
- Eleições de 2024 já mobilizam partidos em Porto Alegre
Ouça: