Eleições 2024: Novo Hamburgo tem indefinição de sucessor e articulação por criação de uma frente

Eleições 2024: Novo Hamburgo tem indefinição de sucessor e articulação por criação de uma frente

Correio do Povo apresenta as movimentações políticas nas maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre

Felipe Nabinger

Parlamentares hamburguenses buscam união em uma frente e MDB aguarda Feltes

publicidade

O município que conta com 227,7 mil habitantes, conforme o último Censo, ocupando o posto de décima maior economia do Estado, segundo os últimos dados, vive momentos de turbulência entre antigos aliados, a exemplo de Canoas e Gravataí. A prefeita Fatima Daudt (MDB) migrou do PSDB e, após a conclusão do segundo mandato consecutivo, estará fora da disputa. Seu “padrinho” político, o deputado federal Lucas Redecker (PSDB) articula uma frente de centro-direita junto com os deputados estaduais Issur Koch (PP), Delegado Zucco (Republicanos) e Gaúcho da Geral (PSD). 

A reportagem integra o especial sobre o panorama dos dez maiores municípios em número de habitantes, conforme o Censo de 2022.

Entretanto, pelo menos no momento, nenhum deles confirma a possibilidade de deixar seus mandatos para concorrer. Na última eleição, Zucco foi o segundo colocado com 26.095 votos (23%) contra 51.467 votos (45%) de Fatima. Na ocasião, a prefeita reeleita pelo PSDB teve o apoio MDB, Cidadania, PSB, PSD, PDT, PTB e Avante. Zucco ocupa a liderança da bancada dos Republicanos na Assembleia e o fato de estar em seu primeiro mandato pode ser um impeditivo para que concorra, priorizando a permanência no Legislativo estadual.

Outros nomes mencionados, ligados aos partidos desta frente, são os do vice-prefeito Márcio Lüders (PSDB), do ex-secretário municipal de Saúde e atual assessor no gabinete da Casa Civil estadual, Naasom Luciano (PSDB), e do vereador e empresário Gustavo Finck (PP).

Veja Também

O PL, que por ora não integra a frente, tem em Jorge Stoffel, ex-presidente da Câmara de Dirigente Lojistas, entre cotados. Em 2020, o PL apoiou Patrícia Beck (PP), terceira colocada.

No MDB, de Fatima, a ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, e, principalmente, o secretário estadual de Agricultura, Giovani Feltes, são especulados. O ex-deputado federal e estadual foi por três vezes prefeito da vizinha Campo Bom, sendo eleito em 1988, 2000 e 2004. Em Campo Bom seu nome também é cotado para enfrentar Faisal Karam, que migrou do Podemos para o Republicanos.

Uma definição, no entanto, não se dará antes da realização da Expointer. Tânia está mais próxima de Fatima, tendo ocupado a presidência da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo entre 2021 e o início de 2022. Atualmente é assessora especial do gabinete da prefeita, que participa das articulações do partido.

Mais à esquerda, a aposentadoria da vida política do ex-prefeito Tarcísio Zimmermann, que pediu desfiliação do PT em fevereiro, após ficar em quarto lugar em 2020 e ter desistido da candidatura a deputado federal em 2022 por falta de apoio financeiro do partido, abre um espaço ainda não ocupado. O consultor em marketing político e ex-vereador Fufa Azevedo (PT) é uma possibilidade.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895