Eleições 2024: Novo Hamburgo tem indefinição de sucessor e articulação por criação de uma frente
Correio do Povo apresenta as movimentações políticas nas maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre
publicidade
O município que conta com 227,7 mil habitantes, conforme o último Censo, ocupando o posto de décima maior economia do Estado, segundo os últimos dados, vive momentos de turbulência entre antigos aliados, a exemplo de Canoas e Gravataí. A prefeita Fatima Daudt (MDB) migrou do PSDB e, após a conclusão do segundo mandato consecutivo, estará fora da disputa. Seu “padrinho” político, o deputado federal Lucas Redecker (PSDB) articula uma frente de centro-direita junto com os deputados estaduais Issur Koch (PP), Delegado Zucco (Republicanos) e Gaúcho da Geral (PSD).
A reportagem integra o especial sobre o panorama dos dez maiores municípios em número de habitantes, conforme o Censo de 2022.
Entretanto, pelo menos no momento, nenhum deles confirma a possibilidade de deixar seus mandatos para concorrer. Na última eleição, Zucco foi o segundo colocado com 26.095 votos (23%) contra 51.467 votos (45%) de Fatima. Na ocasião, a prefeita reeleita pelo PSDB teve o apoio MDB, Cidadania, PSB, PSD, PDT, PTB e Avante. Zucco ocupa a liderança da bancada dos Republicanos na Assembleia e o fato de estar em seu primeiro mandato pode ser um impeditivo para que concorra, priorizando a permanência no Legislativo estadual.
Outros nomes mencionados, ligados aos partidos desta frente, são os do vice-prefeito Márcio Lüders (PSDB), do ex-secretário municipal de Saúde e atual assessor no gabinete da Casa Civil estadual, Naasom Luciano (PSDB), e do vereador e empresário Gustavo Finck (PP).
Veja Também
- Eleição 2024: articulações crescem na região Metropolitana de Porto Alegre
- Eleições 2024: o cenário da disputa na Região Metropolitana a um ano das eleições
- Eleições 2024: Prefeito de Gravataí ingressa no PSDB na quinta-feira
O PL, que por ora não integra a frente, tem em Jorge Stoffel, ex-presidente da Câmara de Dirigente Lojistas, entre cotados. Em 2020, o PL apoiou Patrícia Beck (PP), terceira colocada.
No MDB, de Fatima, a ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, e, principalmente, o secretário estadual de Agricultura, Giovani Feltes, são especulados. O ex-deputado federal e estadual foi por três vezes prefeito da vizinha Campo Bom, sendo eleito em 1988, 2000 e 2004. Em Campo Bom seu nome também é cotado para enfrentar Faisal Karam, que migrou do Podemos para o Republicanos.
Uma definição, no entanto, não se dará antes da realização da Expointer. Tânia está mais próxima de Fatima, tendo ocupado a presidência da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo entre 2021 e o início de 2022. Atualmente é assessora especial do gabinete da prefeita, que participa das articulações do partido.
Mais à esquerda, a aposentadoria da vida política do ex-prefeito Tarcísio Zimmermann, que pediu desfiliação do PT em fevereiro, após ficar em quarto lugar em 2020 e ter desistido da candidatura a deputado federal em 2022 por falta de apoio financeiro do partido, abre um espaço ainda não ocupado. O consultor em marketing político e ex-vereador Fufa Azevedo (PT) é uma possibilidade.