PCdoB aprova nome de Manuela D'Ávila para disputa da prefeitura de Porto Alegre
Apesar de viagem para estudos nos EUA até metade do ano que vem, partido a vê como "principal nome da esquerda"
publicidade
O comitê municipal de Porto Alegre do PCdoB aprovou, em reunião neste final de semana, o nome de Manuela d’Ávila como representante da sigla do na eleição pelo Paço Municipal. A sigla está federada com o PT e o PV e um encontro entre as três agremiações está previsto para ocorrer em menos de 15 dias. Na semana passada, os partidos já tiveram uma reunião para iniciar o levantamento de nomes para composição de chapa e de uma metodologia para a campanha.
Mesmo que Manuela, ausente na reunião que aprovou seu nome, vá morar nos Estados Unidos até a metade do ano que vem, em período de estudos para seu doutorado em Políticas Públicas, o PCdoB municipal entende que ela "segue sendo o principal nome da esquerda para o pleito eleitoral e estará atuante na eleição de 2024".
Manuela havia participado de uma plenária do partido, no dia 26 de junho, na sede do Sindibancários, na Capital. Na ocasião, foi apontada a necessidade de construir uma "frente ampla", assim como a que ajudou na eleição do presidente Lula (PT). "Não podemos iniciar pelo nome, mas, sim, pelo projeto que deve levar em conta o acúmulo das últimas eleições", disse a ex-deputada federal e candidata ao cargo de prefeita em 2020, há cerca de duas semanas.
Veja Também
- PT, PCdoB e PV debatem nomes para disputa da prefeitura de Porto Alegre
- Em sessão tumultuada, Assembleia do RS adia novamente votação da PEC do Hino
- PP de Porto Alegre oficializa apoio a reeleição de Melo em convenção
Presidente municipal do PCdoB, a deputada estadual Bruna Rodrigues entende que há necessidade de união de forças nos partidos de esquerda e que Manuela D'Ávila é "figura central" para derrotar Sebastião Melo (MDB), que concorrerá à eleição.
"É hora de vencer o bolsonarismo, vencer o ódio que invadiu a prefeitura de Porto Alegre e tem vendido nossa cidade cotidianamente, fazendo da vida do nosso povo um caos, seja porque o transporte público é sucateado, ou porque não há vagas na creche para os filhos das nossas mulheres, ou porque desmontaram a rede de assistência social e o povo vive o cotidiano de fome”, afirmou Bruna na reunião do comitê.
Em 2020, tendo o atualmente deputado estadual Miguel Rossetto (PT) como vice na chapa, Manuela foi derrota no segundo turno por Melo.
Bruna Rodrigues conduziu reunião do comitê no final de semana. Divulgação / PCdoB / CP