Novo PAC deve ser lançado no dia 27 e contemplar obras no RS

Novo PAC deve ser lançado no dia 27 e contemplar obras no RS

Data provisória foi confirmada pelo ministro Pimenta e teve detalhes dados pela ministra Simone Tebet no Estado

Felipe Nabinger

Pimenta projetou dada do novo programa e Tebe deu detalhes na Assembleia do RS

publicidade

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que deve ter o nome alterado, tem como data provisória de lançamento o próximo dia 27 de julho e deve contemplar obras que constam entre aquelas apontadas pelo governo do Rio Grande do Sul como prioridades. Previsto inicialmente para o início do mês, a nova data foi confirmada pelo ministro da Secom, Paulo Pimenta.

Em Porto Alegre para a plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo, neste sábado, o ministro citou a hidrovia da Lagoa Mirim, na travessia entre o Brasil e o Uruguai como uma delas. Ele citou que o governo já vem fazendo investimentos em obras de infraestrutura, através de um programa de retomada de obras paralisadas. Conforme Pimenta, no RS, são 101 obras, em 67 municípios, sendo que 92,1% estavam paradas a pelo menos sete anos.

Acompanhado da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para a plenária do Plano Plurianual (PPA), no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, Pimenta destacou retomada das obras da BR-290, da BR-116 e a elaboração do projeto para a extensão da BR-448 até Portão.

Veja Também

Simone Tebet explicou que o novo PAC terá quatro fontes de recursos: o orçamento geral da União; o financiamento pelo BNDES ou por bancos multilaterais, principalmente para obras com “selo verde”; Parcerias Público-Privadas (PPPs); e concessões e permissões.

“Para o Brasil crescer não pode ser uma coisa ou outra. Não é só investimento privado, mas também não temos recursos suficientes nos cofres públicos. Uma coisa e outra, não uma coisa ou outra”, afirmou a ministra.

Governador em exercício do RS, Gabriel Souza (MDB) reforçou as demandas do Estado por meio da entrega de um ofício para Simone Tebet, com foco principalmente em modais viários, por meio de obras de construção ou melhorias em rodovias, portos e aeroporto.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895