Lula diz que reforma tributária será a primeira aprovada em um regime democrático
Presidente valoriza esforço para aprovar tema no Congresso e diz que Executivo negociou com todos os parlamentares
publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (6) que a reforma tributária em discussão no Congresso Nacional vai ser a primeira da história a ser aprovada sob um regime democrático.
“A última (reforma tributária) que tivemos foi no regime militar. Reforma tributária só se faz em regime autoritário, quando o governo banca. E nós estamos fazendo no regime democrático, negociando com todo mundo. E ela vai ser aprovada”, afirmou o presidente durante a cerimônia de instalação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto.
Veja Também
- Bolsonaro pede a deputados que votem contra a reforma tributária
- Entenda quais os impostos que podem mudar na reforma tributária
O presidente reconheceu que a reforma pode não agradar a todos, mas disse que isso não é problema. “(A reforma)não é o que cada um de vocês deseja, o que o Haddad deseja, não é o que eu desejo. Mas tudo bem. Nós não somos senhores da razão.”
Lula valorizou o esforço do governo em negociar a matéria com a oposição. “Temos que lidar com a correlação de forças que está no Congresso Nacional. Os deputados, estando lá bem ou mal, foram escolhidos pela sociedade brasileira, e merecem tanto respeito quanto eu acho que eu e o Alckmin merecemos. Em vez de chorar com o que não tem, temos que conversar com o que a gente tem”, comentou.