Lula entrega chave em inauguração de casas em Viamão
Conjunto habitacional beneficiará mais de 1,7 mil pessoas
publicidade
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou às 11h41min ao Residencial Coometal, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre. O presidente entregou chave de uma das unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (Faixa 1). Ao todo, 1.784 pessoas serão beneficiadas com o projeto de 446 casas serão inauguradas.
Desde cedo, o movimento no local é intenso para o evento, que estava marcado para iniciar as 11h30min desta sexta-feira.
A inauguração é a primeira atividade prevista do presidente no Estado. Após, ele participará de almoço no Palácio Piratini, que é oferecido pelo governador Eduardo Leite e terá a presença de ex-ocupantes do Piratini. À tarde, Lula inaugura novas instalações do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Veja Também
- Lula inaugura instalações do Clínicas e entrega casas populares no RS
- Relembre as recentes passagens de Lula pelo Rio Grande do Sul
A inauguração tem sido celebrada pelos novos moradores. "Nós assinamos o contrato em 2012 com a Caixa e de lá pra cá fomos tentando viabilizar a obra. Depois, trocou o governo e tivemos muita dificuldade na liberação de verbas, mas depois a coisa foi acontecendo e veio a pandemia. A gente foi construindo, avançado diante das dificuldades e hoje estamos aqui", afirmou a secretária-geral da Coometal, Cleonice Soares da Rosa.
Ela ressaltou que são 12 anos de "muito trabalho, muita obra, muita gestão" e, logo, "hoje é dia de alegria e conquista". Cleonice disse que está muito feliz em proporcionar uma moradia digna para famílias que há tempo aguardam pela casa própria.
Lula foi o último a falar, após o descerramento da placa. "Eu sempre disse que governar nada mais é do que cuidar das pessoas. Quando você é eleito pela maioria, você tem que escolher quem vai receber os benefícios. Mas é preciso ter um olhar muito carinhoso com as pessoas. Uma cidade é feita de mulheres e homens que têm desejos e aspirações na área da educação, da saúde. A gente deseja viver melhor", disse o presidente.
Já o governador Eduardo Leite, falou sobre diferenças e convergências dentro da política. "É importante que possamos encontrar momentos de convergência em favor da população e, especialmente da população que mais precisa. Precisamos governar para todos. Podemos identificar caminhos diferentes, mas em todas as políticas públicas em que pudermos encontrar convergência para atender a está população que mais precisa, vocês podem contar conosco. E este empreendimento é a prova disso. Um programa que é Federal, em que o recurso não foi suficiente, onde o Governo do Estado investiu mais 20 milhões para 18 entidades a fim de garantir a conclusão dos empreendimentos."
O prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, sob fortes vaias, deu início aos discursos da cerimônia. Ressaltou que este era um dia muito especial para a cidade de Viamão.
"Quando olhamos um complexo de moradias como este, passa um filme na minha cabeça. Agora Viamão é um lugar melhor para se viver. Viamão pulsa e recebe empresas em ritmo acelerado, atraindo investidores de todo país. Que hoje, essas moradias possam ser o marco do início de um ciclo feliz, de sonhos realizados por antigos e novos viamonenses que há dez anos sonham com as chaves da casa própria", enfatizou.