Relembre as recentes passagens de Lula pelo Rio Grande do Sul
Após 13 anos, o petista retorna ao Estado como presidente da República
publicidade
O presidente Lula (PT) cumprirá agendas, nesta sexta-feira, no Rio Grande do Sul, pela primeira vez desde que tomou posse em janeiro deste ano. Desde que deixou a presidência no final de 2010, o petista esteve em solo gaúcho em outras ocasiões, para os mais variados eventos, como atos de campanha até movimentos em defesa do Polo Naval de Rio Grande.
Ao longo desses 13 anos, foram poucos os momentos que Lula deixou de visitar o Estado, como o período em que ficou preso, de 2018 a 2019, ou durante a pandemia, de 2020 a 2021.
Confira algumas das visitas de Lula ao Estado desde 2010:
- Pouco antes de transferir a faixa presidencial para Dilma Rousseff (PT), em 22 de dezembro de 2010, Lula inaugurou, ao lado do então governador Tarso Genro (PT), um túnel que integrava parte das obras de duplicação da BR-101, em Osório.
- Em 2013, agora não mais na presidência, o petista foi o convidado da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), que aconteceu no Palácio Piratini. Em sua manifestação, Lula falou sobre programas de seu governo e destacou o crescimento do Brasil no cenário internacional nos últimos anos. À noite, Lula participou, ao lado de Dilma, de um seminário do PT no Teatro do Bourbon Country, na Zona Norte da Capital.
- Já em 2014 Lula retornou ao Estado para encontro do PT, na Assembleia Legislativa, que aprovou a chapa do partido para as eleições ao governo do Estado. Naquele ano, Tarso Genro (PT) concorreu à reeleição, ao lado de Abgail Pereira (PCdoB). Após, o presidente foi a uma churrascaria com lideranças políticas do partido.
- Em 2017, Lula veio ao Estado para um ato em defesa do Polo Naval de Rio Grande. O movimento contou com a participação da ex-presidente Dilma, que à época já havia passado pelo processo de impeachment, e reuniu caravanas de vários municípios do RS. Um dia antes da visita o presidente falou, em entrevista ao programa "Esfera Pública", da Rádio Guaíba, sobre seus interesses em retornar à Presidência da República.
- O petista esteve no Estado, em 2018, pouco antes do seu período preso, entre 7 de abril de 2018 e 8 de novembro de 2019. Em 27 de fevereiro de 2018, à época visando disputar o pleito daquele ano, Lula iniciou uma caravana pelo RS, em Santana do Livramento, que passou por Santa Maria, São Borja, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Cruz Alta, Passo Fundo e terminou em Porto Alegre, no dia 2 de março.
- Lula retornaria novamente ao Estado em 2022, em 1º de junho, durante sua primeira viagem ao lado do vice, Geral Alckmin. A agenda ficou concentrada na Capital e contou com uma reunião, no início do dia, com líderes do PSol, Rede, Solidariedade, PCdoB e PV. Além de outro encontro com lideranças da área da educação. À noite, o petista participou de evento com correligionários no centro de eventos Pepsi On Stage.
- Antes do primeiro turno, Lula participou de atos de campanha em Porto Alegre em 16 de setembro. À tarde, ele participou de entrevista coletiva no hotel São Rafael, e à noite, reuniu apoiadores em um comício no Largo Glênio Peres, no Centro da Capital. A visita não contou com a companhia do vice Geraldo Alckmin.
- A última visita do pestista à Capital foi em 19 de outubro, 12 dias do segundo turno. Na ocasião, o presidente reuniu apoiadores em caminhada pelas ruas do centro da Capital e encerrou em comício na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini. Também na visita, realizou coletiva de imprensa a jornalistas.