Saiba quais são os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no TSE

Saiba quais são os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no TSE

Análise do tribunal eleitoral será retomada na próxima quinta-feira

Mauren Xavier

TSE seguirá análise na quinta-feira

publicidade

Após duas sessões, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu na noite desta terça-feira o primeiro voto a favor da sua inelegibilidade em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposto abuso de poder.  A ação apura a conduta de Bolsonaro durante a reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado, quando fez críticas ao sistema eleitoral.

No resumo do seu voto, que foi lido por três horas, o ministro Benedito Gonçalves votou pela inelegibilidade do ex-presidente por oito anos. E fez duras críticas ao ex-ocupante do Palácio do Planalto. O ministro defendeu a inclusão no processo da minuta de golpe achada na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que pedia a decretação de intervenção no TSE e a anulação do resultado da eleição. A defesa queria a exclusão. 

O julgamento será retomado na sessão desta quinta-feira, às 9h. Essa será a terceira reservada para a análise da ação. A previsão é que o resultado final seja conhecido neste dia.  

Após o voto do relator, as próximas manifestações seguirão a seguinte ordem: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Apesar de ser menos provável, não está descartada a possibilidade de um pedido de vista. O que adiaria o resultado final. Se o resultado for negativo, o advogado de Bolsonaro, Tarcisio Vieira, já antecipou que irá recorrer da sentença ao Supremo Tribunal Federal. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895