Saiba quais são os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no TSE
Análise do tribunal eleitoral será retomada na próxima quinta-feira
publicidade
Após duas sessões, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu na noite desta terça-feira o primeiro voto a favor da sua inelegibilidade em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposto abuso de poder. A ação apura a conduta de Bolsonaro durante a reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado, quando fez críticas ao sistema eleitoral.
No resumo do seu voto, que foi lido por três horas, o ministro Benedito Gonçalves votou pela inelegibilidade do ex-presidente por oito anos. E fez duras críticas ao ex-ocupante do Palácio do Planalto. O ministro defendeu a inclusão no processo da minuta de golpe achada na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que pedia a decretação de intervenção no TSE e a anulação do resultado da eleição. A defesa queria a exclusão.
O julgamento será retomado na sessão desta quinta-feira, às 9h. Essa será a terceira reservada para a análise da ação. A previsão é que o resultado final seja conhecido neste dia.
Após o voto do relator, as próximas manifestações seguirão a seguinte ordem: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.
Apesar de ser menos provável, não está descartada a possibilidade de um pedido de vista. O que adiaria o resultado final. Se o resultado for negativo, o advogado de Bolsonaro, Tarcisio Vieira, já antecipou que irá recorrer da sentença ao Supremo Tribunal Federal.