Com permanência no cargo indefinida, ministra do Turismo vai para Portugal na próxima semana
Daniela Carneiro vai cumprir agenda pública no XI Fórum Jurídico de Lisboa, entre domingo (25) e quinta-feira (29)
publicidade
Em meio à sobrevida que ganhou na chefia do Ministério do Turismo, a ministra Daniela Carneiro vai viajar na próxima semana para Portugal para participar do XI Fórum Jurídico de Lisboa. A sua saída da pasta é dada como certa dentro do governo, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve deixar a decisão de demiti-la após o retorno da viagem à Europa.
Daniela vai se afastar do comando do Turismo no período de domingo (25) a quinta-feira (29). O despacho foi publicado no Diário Oficial da União DOU) nesta quinta-feira (22) e é assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, em função da viagem de Lula para a Itália e França. O petista volta ao Brasil neste sábado (24).
Diversos ministros do governo Lula, porém, também vão estar presentes no evento. Entre eles, Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Camilo Santana (Educação), Jader Filho (Cidades), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União).
Veja Também
- Eliziane Gama incluirá notícia-crime contra ex-diretor-geral da PRF no relatório final da CPMI
- MPE reitera manifestação pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro
- Fepam fiscaliza derramamento de óleo no Porto do Rio Grande
Membros de outros Poderes, como Legislativo e Judiciário, foram convidados e também vão marcar presença, como os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente, além de Marcelo Rebelo (presidente de Portugal), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e André Mendonça.
Como mostrou o R7, Lula deve deixar a decisão de demitir a ministra do Turismo para depois da viagem que vai fazer à Europa. A saída dela já é ponto pacífico dentro do governo, mas o chefe do Executivo tem adiado a definição devido à relação de proximidade que tem com a ministra. O petista embarcou para o continente europeu na terça-feira (20) e chega em Brasília neste sábado (24).
De todo modo, a ministra já começou a se despedir do governo. Na quinta-feira (15), durante uma reunião de Lula com todos os ministros, ela apresentou um vídeo com as ações implementadas pela pasta desde que assumiu o Turismo, no início do ano. Daniela destoou dos colegas e discursou por 17 minutos na ocasião, como revelou o R7.
O União Brasil aguarda a mudança desde que Daniela anunciou, em abril, que deixaria a legenda e, ao longo do mês passado, deu recados a Lula de que a troca seria necessária caso o presidente quisesse contar com os votos do partido no Congresso. Em votações de temas delicados para o governo, a legenda votou em peso contra o Palácio do Planalto.
Na terça-feira (13), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participou de um jantar com deputados do União Brasil. O evento praticamente selou a troca. O substituto deve ser o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), que tem o apoio da maioria da bancada para chefiar o Turismo. Depois, o titular disse que a possível demissão de Daniela é algo "absolutamente natural".