Rosa Webber manifesta "alegria" com notícia da aprovação de Zanin ao STF
Presidente da Corte deve receber o novo escolhido nesta quinta-feira
publicidade
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, disse em nota que recebe com "alegria" a notícia da aprovação pelo Senado do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a uma vaga na Corte. "Com uma carreira brilhante na advocacia, estou certa de que contribuirá para o fortalecimento da democracia constitucional em nosso país", disse a ministra.
Zanin vai se reunir na tarde desta quinta-feira com a presidente da Corte, para dar início às tratativas sobre a posse. O evento deve ser realizado em agosto. Segundo a assessoria do Supremo, Zanin ligou para a ministra logo após a confirmação do nome dele pelo Senado.
Zanin foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 21 votos a 5, após quase oito horas de sabatina. Em seguida, sua indicação foi confirmada pelo plenário da Casa com 58 votos.
O advogado disse que não vai julgar processos relacionados a Lula com os quais teve algum tipo de participação, mas não afirmou, no entanto, se vai se declarar impedido de analisar outras ações envolvendo o presidente.