Conselho de Ética vai investigar senador flagrado com dinheiro na cueca e outros parlamentares
Chico Rodrigues (PSB-RR) foi alvo de uma operação da Polícia Federal, em 2020
publicidade
O Conselho de Ética do Senado abriu nesta quarta-feira procedimentos disciplinares contra cinco senadores. Um deles é referente ao caso do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), flagrado com dinheiro na cueca durante uma operação da Polícia Federal, em 2020.
O pedido foi protocolado pelos partidos Cidadania e Rede em 2020, mas só teve andamento no colegiado este ano, com a normalização das atividades após a pandemia de Covid-19. As legendas pedem a cassação do mandato de Rodrigues.
O senador alega ter tomado a ação de esconder o dinheiro na cueca por medo. A defesa sustenta que Rodrigues “está sendo linchado por ter guardado o próprio dinheiro”. Para conduzir as investigações, foi designado o senador Renan Calheiros (MDB-AL), sorteado para os trabalhos.
Ao acolher a denúncia, o senador Jayme Campos (União-MT), presidente do conselho, alegou que a abertura não analisa o mérito do pedido, mas indica que foram cumpridos os requisitos regimentais para dar seguimento ao processo.
Também foram abertos processos contra Styvenson Valentim (Podemos-RN), Jorge Kajuru (PSB-GO), Cid Gomes (PDT-CE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).