PT e PCdoB apresentam proposta alternativa ao projeto do IPE Saúde

PT e PCdoB apresentam proposta alternativa ao projeto do IPE Saúde

Assembleia Legislativa pautou votação para a próxima terça-feira. Hoje será realizada uma audiência pública para discutir proposta

Correio do Povo

Hoje será realizada uma audiência pública para discutir proposta

publicidade

Oposição ao governo de Eduardo Leite (PSDB), a bancada da federação formada pelo PT e PCdoB na Assembleia Legislativa apresentou na tarde desta terça-feira uma proposta alternativa ao projeto de reestruturação do IPE Saúde. A sugestão foi detalhada durante encontro dos deputados com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, no Palácio Piratini. Em tramitação no Legislativo, o texto foi incluído como primeiro projeto na ordem do dia da próxima terça-feira. Além disso, nesta quarta-feira, está prevista uma audiência pública na Assembleia para discutir o projeto, que sofre resistências. 

Em coletiva, após a reunião, deputados detalharam as linhas prioritárias da sugestão. Um dos pontos destacados foi a recomposição dos salários dos servidores em 10%. "A iniciativa do governo (do Estado) de fazer a revisão (no IPE Saúde) está correta. Mas que compense os salários. Se recompuserem 10% neste ano é um primeiro passo", pontuou o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). 

Outro ponto é a manutenção da solidariedade em relação às contribuições. "Os servidores têm que compreender que entram num sistema de saúde em que a contribuição de hoje irá servir para que no futuro ele possa utilizar os serviços", ressaltou.  

A proposta da oposição é de elevar paritariamente as alíquotas. O exemplo utulizado é que com 4,1 % de contribuição do servidor e do 4,1 % do Poder Público, associada à recomposição de 10% dos servidores, seria possível atingir R$ 700 milhões, o que equilibraria as contas do IPE Saúde. "Isso sem criar os problemas que virão se mantida a proposta que tramita na Assembleia", pontuou Mainardi.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895