Moraes quer concluir cerca de 250 processos de crimes mais graves do 8 de Janeiro em seis meses
Na semana passada, Corte formou maioria para tornar réus mais 70 denunciados por envolvimento na invasão
publicidade
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira (13) que em seis meses vai concluir, ao menos, 250 processos que contemplam os crimes mais graves relacionados aos ataques do 8 de janeiro. Na semana passada, a Corte formou maioria para tornar réus mais 70 denunciados por envolvimento na invasão e na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.
Esse é o sétimo bloco, que começou em 2 de junho, de julgamentos sobre o caso. As denúncias fazem parte de vários inquéritos que tramitam no STF. Um deles apura o planejamento e a responsabilidade intelectual das invasões, um segundo investiga os participantes da invasão que não foram presos em flagrante durante os atos extremistas nas sedes dos Três Poderes.
Ao todo, a Procuradoria Geral da República apresentou 1.390 denúncias. O STF tornou réus 1.175 envolvidos nos atos. Ainda restam 145 denúncias para análise.
O ministro Alexandre de Moraes ressaltou ainda que a investigação sobre os ataques de 8 de janeiro não se restringem apenas aos envolvidos no atos de vandalismo, mas incluem também os financiadores dessa mobilização. A declaração foi dada em evento realizado pela Revista Piauí.
Veja Também
- CPMI do 8 de Janeiro tem pedidos de depoimento e de quebra de sigilo bancário de Bolsonaro
- Anderson Torres e Mauro Cid são convocados a depor na CPMI do 8 de Janeiro